Por Rodrigo Duarte

publicado em Saúde

Uma das características de grande parte dos mamíferos que vivem no planeta, incluindo os nossos amigos cachorros é o bigode. Mas não se trata de apenas um elemento que está ali presente para tornar os nossos amigos ainda mais fofos, os bigodes também acabam tendo algumas funções importantes, que foram sendo definidas de acordo com o processo de evolução.

Confira algumas curiosidades sobre o bigode do cachorro

Confira algumas curiosidades sobre os bigodes dos cães:

Funcionam como espécies de antenas

Estes pequenos fios funcionam como espécie de antenas, que estimulam os nervos sensoriais do animal. Elas conseguem passar algumas informações importantes diretamente para o cérebro dos cães, como questões relacionadas ao ambiente e outros pets que passaram pelo mesmo lugar.

Ajuda o cão a enxergar

Confira algumas curiosidades sobre o bigode do cachorro

Além disso, as antenas também funcionam ajudando os cachorros a enxergar no dia a dia. Quando, por exemplo, algum alimento está lobo abaixo do focinho, especialmente nas raças que possuem essa parte do corpo maiores, ele não aparece no campo de visão. Com isso, as antenas ajudam a enxergar, já que os fios acabam encostando na comida e passando essas informações.

Eles não gostam muito de carinho nessa área

Os cachorros gostam muito de carinho em praticamente todas as partes do seu corpo, mas nos bigodes eles não gostam muito de contato externo nos fios. Isso porque estes pequenos fios contam com uma grande quantidade de nervos muito sensíveis.

Protegem os olhos do pet

Uma outra função muito interessante que os bigodes acabam tendo para ajudar os cães no dia a dia é uma camada extra de proteção para os olhos. Eles basicamente funcionam como uma extensão dos cílios, ajudando a proteger essa região contra poeira e outros elementos que podem surgir.

Não podem ser cortados

Os bigodes dos cachorros não podem ser cortados. Justamente por todas essas funcionalidades indicadas acima. Mas como eles são muito sensíveis, podem acabar deixando os cães muito desorientados, além de causar uma sensação desconfortável.