Por Rodrigo Duarte

publicado em Saúde

A tosa nem sempre acaba tendo muita importância para alguns donos, pelo menos comparado ao banho, por exemplo. Mas trata-se de um procedimento que é muito mais do que apenas estético. Ele possui um impacto direto na higiene do animal, especialmente aqueles que possuem pelos grandes.

Confira alguns cuidados ao tosar o cachorro

Algumas pessoas optam por fazer a tosa em casa mesmo, enquanto que outros preferem levar para um profissional em pet shop. Independente da escolha, os donos devem tomar alguns cuidados e supervisionar o serviço para que ele esteja sendo realizado da forma correta.

Confira alguns cuidados que sempre devem ser tomados na tosa de um cachorro:

Escovar é imprescindível

A escovação acaba sendo mais do que importante para o processo de tosa, pois será durante essa etapa que a maioria dos pelos mortos que estão no cachorro vão ser removidos. Além disso, o processo também ajuda a espalhar melhor a gordura da pele do cachorro, e isso faz com que os pelos que vão nascer depois fiquem ainda mais brilhante.

Faça a tosa higiênica

Confira alguns cuidados ao tosar o cachorro

A tosa higiênica é a remoção do excesso de pelos que ficam na parte de baixo do cachorro e que acabam ficando no caminho das necessidades fisiológicas do animal. Dessa forma, ela deve ser feita de uma forma mais seguida do que a tosa completa para alguns cachorros. Como se trata de uma área mais sensível, pode ser que os donos tenham mais dificuldade para fazer e um profissional consiga obter um melhor resultado.

Sem traumas

Todo o processo de tosa deve ser cercado de cuidados para que os animais não fiquem traumatizados, o que acabará dificultando ainda mais o processo das próximas vezes. Assim, é fundamental que os donos levem os animais em estabelecimentos credenciados e com profissionais qualificados. É importante também que as pessoas acostumem desde cedo os animais para que eles façam deste tipo de atividade uma rotina.