Por Rodrigo Bueno

publicado em Saúde

Com o inverno se consolidando e com os dias mais frios, especialmente nos estados que ficam mais ao sul do Brasil, a preocupação com os animais de estimação acabam se tornando mais evidentes. Hoje em dia, muitos cães ficam dentro de casa e acabam sendo mais protegidos contra as mudanças na temperatura.

Confira alguns cuidados com cães de guarda durante o inverno

Mas e em relação aos cães de guarda? Neste caso, nem sempre as dicas e os cuidados que costumam ser dados para que os cachorros não passem frio podem ser feitos. Por exemplo, os cães de guarda geralmente ficam na rua, o que acaba tornando impossível manter ele protegido do vento e até mesmo do tempo mais úmido.

Além disso, até mesmo colocar algum tipo de roupa nestes cães pode se tornar um desafio. Como eles costumam ter que cuidar de pátios e precisam se movimentar bastante, as roupas, na maioria dos casos, simplesmente não resistem. Mas existem algumas coisas que podem ser feitas para ajudar estes cães:

Aumento do consumo de calorias

Uma dica interessante é aumentar o aporte de calorias, ou seja, realmente oferecer mais comida para os cachorros. A dica é aumentar em cerca de 15% o que geralmente é oferecido, mas é sempre importante consultar um veterinário antes de fazer mudanças desta natureza. Assim, o cachorro terá mais calorias para manter o seu corpo aquecido.

Cuidados com o local onde ele dorme

Confira alguns cuidados com cães de guarda durante o inverno

Mesmo que ele precise ficar na rua, é fundamental que os cães de guarda tenham um local um pouco mais protegido para que eles possam dormir. Eles devem ter casinhas próprias para ele que sejam bem fechadas e que não tenham goteiras. A abertura dessa casinha deve estar livre de correntes de vento.

Roupas mais apertadas

Algumas roupinhas de tecidos feitos de malha ou soft podem ajudar a manter o pet aquecido, especialmente naqueles dias que não houver sol. Mas fique atento, pois a roupa nunca deve ficar molhada.