Por
publicado em Saúde
A grande maioria dos cachorros gostam muito de curtir alguns momentos na luz do sol. Basta observar o comportamento dos fofuxos, que mesmo dentro de apartamentos ou de casas sem pátio costumam encontrar cantinhos nos quais a luz do sol foca por alguns instantes para se aquecer.
Assim como nos humanos, os raios de sol possuem uma série de propriedade benéficas para o organismo. É claro que não estamos falando dos banhos de sol para queimar a pele, nos quais as pessoas ficam muito tempo dentro exposto nos horários mais perigosos. Mas sim do sol mais fraco, que aquece e ativa a produção de vitamina D, por exemplo.
Os cães não sabem, como nós sabemos, quais são os benefícios que o som oferece. Mas o seu próprio extinto acaba fazendo com que eles fiquem expostos nos raios solares, e não apena pela sensação de aquecimento na pele.
Dentre os principais benefícios da luz solar para os caninos estão itens como a sensação de conforto muscular, que faz com que os cachorros fiquem mais relaxados quando estão expostos. Além disso, a luz solar também pode ajudar a aliviar alguma dor menos intensa que o cachorro esteja sentindo.
O organismo dos cachorros também consegue produzir vitamina D a partir da ação dos raios solares, sendo que esse composto acaba tendo as mesmas vantagens nas pessoas e nos cães. Um outro benefício apontado por pesquisas dos raios solares nos cães é o aumento da qualidade de sono. Por isso que muitos fofuxos adoram tirar uma boa soneca quando estão recebendo o sol.
A luz solar também acaba tendo uma outra função, que acaba sendo ainda mais importante nos cachorros que possuem maior quantidade de pelo. Ele ajuda a regular a presença de fungos e bactérias no corpo, o que pode ajudar a evitar determinadas infecções, por exemplo.