Por
publicado em Saúde
Experimente andar com os pés descalços durante o dia inteiro, mesmo que seja dentro de casa. Ao final do dia, a pessoa estará com a planta do pé toda suja. E com os cachorros não acontece diferente.
O fato é que muitos cães, principalmente os que ficam dentro de casa ou do apartamento, acabam passeando na rua, e trazendo uma grande quantidade de sujeira na sua pata. Consequentemente, estas patinhas serão as mesmas que vão estar caminhando em cima do seu tapete, do seu sofá, etc. Assim, vai ficar tudo sujo.
Portanto é fundamental que o dono perca alguns momentos para fazer a limpeza da pata do seu cão, principalmente no retorno de alguma atividade física do lado de fora, como a caminhada.
Como limpar as patas do cão
Antes de mais nada é preciso verificar se tudo está ok com a pata do seu cão. As vezes acontece deles se cortarem ou pisarem em algo incomodo. Por isso, verifique se está tudo bem na parte de baixo da pata antes de começar qualquer procedimento de limpeza, ou o cachorro poderá reclamar muito e não deixar você limpar novamente.
A dica aqui é usar e abusar dos lenços umedecidos, que podem ser os mesmos utilizados para os bebês. Basta passar bem nas patas do seu cachorro para remover uma boa parte da sujeira.
Em alguns casos, o cão vai ter pisado ema alguma coisa grudenta, como um chiclete. Para remover, utilize um pouco de gelo antes para amolecer, e depois tente remover com o lenço umedecido.
Para os cães que possuem mais pelos nas patas, existe a possibilidade dele voltar cheio de carrapichos. Para remover, em alguns casos será recomendado utilizar uma tesoura, principalmente se haver nós no local.
Não esqueça de cuidar da unha do seu cachorro também. Isso porque ela pode encravar e machucar o cachorro durante a caminhada. O ideal é cortar de tempos em tempos ou pedir para um especialista fazer o serviço, que geralmente pode ser feito no momento do banho.