São diversas as coleiras disponíveis para venda nas lojas especializadas. Existem modelos que acabam se diferenciando apenas por detalhes, cores, enfeites, etc. Mas existem também diferenças no modelo que acabam ajudando a controlar raças de cães de acordo com o seu porte, suas características e também o seu comportamento como um todo.

Escolher o modelo errado em relação a raça do cachorro pode trazer uma série de problemas. Primeiramente, ela pode simplesmente não oferecer a capacidade de controle que os tutores precisam com seus pets na rua. Além disso, alguns outros modelos de coleira também podem acabar causando problemas na saúde dos pets, como alergias e machucados.

Confira alguns dos principais modelos de coleira e para que tipo de cachorro elas servem:

Coleira de Pescoço

Coleiras: confira os modelos ideias para o seu cachorro

Este tipo de coleira é o mais comum, e consiste basicamente de uma tira de couro que fica ao redor do pescoço do pet. Ela deve ser utilizada apenas em raças de cães que tenham um tórax mais estreito horizontalmente e mais alongado verticalmente. Os cães que costumam se beneficiar com esse tipo de coleira são pastor alemão, são bernardo, labrador, dentre outros.

Coleira Leader

Coleiras confira os modelos ideias para o seu cachorro

Essa coleira envolve não apenas o pescoço, mas também o focinho também. Este modelo acaba sendo mais indicado para os cães que possuem uma estrutura mais estreito e long. Em termos de comportamento, ela é muito indicada para os cães mais agitados em forma de passeio.

Coleira Enforcador

Coleiras confira os modelos ideias para o seu cachorro

Essas coleiras possuem uma estrutura mais apertada, que causam um desconforto no animal quando ele puxa a guia. Portanto, é indicado para os cachorros mais fortes e com comportamento mais agressivo, como rottweilers e dobermans. Mesmo assim, é fundamental que ela seja utilizada com cautela.

Coleira Martingale

Coleiras confira os modelos ideias para o seu cachorro

Ela é parecida com a coleira de pescoço, mas  conta com um fecho na parte de trás, que aperta levemente o pescoço do cão quando ele puxa. Este tipo de coleira é mais focada em cães que tenham uma estrutura para corridas, como o galgo ou o whippet.

Coleira peitoral

Coleiras confira os modelos ideias para o seu cachorro

Ela envolve o peito do cachorro, o que geralmente dá mais liberdade para que ele possa se movimentar. Como distribui mais os pontos de pressão, acaba sendo mais interessante para os cães de porte menor, como Yorkshire, shih tzu e poodle.