Fofuxo.com

Chocolate: Motivo para não dar aos seus cães

Chocolate pode ser um alimento tóxico para o seu cão, e quanto mais amargo mais perigoso.

Chocolate praticamente é uma unanimidade na nossa sociedade. É muito raro encontrar alguma pessoa que não tenha apreço por este doce ou pelos inúmeros produtos que são derivados do sabor do chocolate. A grande maioria das pessoas que não comem na verdade evitam por causa do seu alto poder viciante e dos problemas de saúde que o doce pode trazer para o ser humano.

Chocolate: Motivo para não dar aos seus cães

Mas na grande maioria dos casos os cientistas afirmam que comer um pedaço de chocolate de vez em quando não vai trazer sérias consequências para a saúde, apenas quando o alimento é ingerido em demasia. Mas no caso dos cachorros, o chocolate não pode ser dado nem sequer em pequenas quantidades.

O alimento tão adorado pelas pessoas pode ser fatal para o seu pet.

Problemas que o chocolate causa no cão

O grande problema do chocolate está nos muitos estimulantes presentes, os mesmos que também acabam sendo um atrativo para as pessoas, já que o chocolate com e o café pode se ruma poderosa combinação para deixar as pessoas mais alertas.

No caso dos cães, uma pequena quantidade de chocolate pode ser suficiente para causar provocar vômitos, diarreia, agitação, taquicardia e até convulsões nos pets. E o problema pode ser fatal quando o cão consegue alcançar uma grande quantidade de chocolate quando não existe ninguém para controlar por perto.

Os mesmos estímulos que levam as pessoas a consumirem uma grande quantidade de chocolate também levam os cães a não conseguirem parar de comer, mesmo que não estejam com fome.

Os donos devem ter um cuidado especial com os cães de menor porte e mais leves. Os veterinários acreditam que quando o cachorro come uma quantidade de chocolate relativa a 10% do seu peso corporal ele corre sério risco de vida. Ou seja, para um cão de 5 Kg bastam apenas 500 gramas de chocolate.

Cuidados com os amargos

Chocolate: Motivo para não dar aos seus cães

Um outro problema que os cães possuem com o chocolate é que quanto mais amargo mais tóxico será para eles. Exemplo: No caso de um cão de 9 kg, 250 gramas de chocolate ao leite já causam convulsões; se for amargo, bastam 42.

Como salvar o cão?

Os veterinários dizem que os efeitos do chocolate no organismo do cão podem acontecer entre seis e 12 horas depois que ele ingeriu o doce. Neste caso, se o dono descobriu que o cão comeu o chocolate sem ele saber, é importante ficar de olho durante este período.

Caso o dono já se depare com o animal vomitando ou então muito agitado, ele deve ser levado imediatamente ao veterinário. 

Postado em .


Pela Web

Comentários