Por Rodrigo Bueno

publicado em Saúde

A Catnip está se tornando muito popular, uma vez que este é um produto que passou a ser encontrado com uma certa facilidade em lojas especializadas em itens para animais encontradas pelo Brasil. E, com isso, muitas pessoas também acabaram ficando com dúvidas em relação ao fato dessa erva ser realmente segura para os seus bichanos ou não.

Catnip: saiba se essa erva é segura para o seu felino

Mas, é importante também que as pessoas entendam de fato o que realmente é essa erva e como ela age no organismo dos pets.

O que é a catnip?

É importante salientar que este é um produto natural, que é uma plantinha natural com flores brancas e roxas, cujo nome oficial é Napeta cataria, sendo da mesma família da menta e também da lavanda. Ela pode ser encontrada de diversas formas no mercado, mas geralmente ela é vendida líquida ou desidratada.

Como ela age no organismo dos gatos?

Essa plantinha conta com uma substância chamada Nepetalactona, que penetra no tecido nasal e estimula os neurônios sensitivos, que ativam regiões do cérebro relacionadas a emoção, sentidos e comportamentos. E isso acaba sendo mais forte nos gatos, que acabam tendo um sistema mais sensível para este tipo de substância.

Catnip

Os pesquisadores não sabem ao certo os motivos que fazem com que essa substância não acaba tendo um efeito muito efetivo em animais de outras espécies. Ela funciona realmente de uma forma mais efetiva com gatos domésticos e animais semelhantes, como leões, pumas, tigres e leopardos.

Mas, apesar dos efeitos de euforia que causa nos gatos, é importante salientar que a erva não deixa os gatos “dopados”. De acordo com pesquisas feitas por instituições veterinárias, ela também não tem a capacidade de gerar qualquer tipo de dependência, nem oferece qualquer tipo de malefício para a saúde dos gatos.

Mas, em determinados casos, pode ser que os felinos tenham reações diferentes do esperado. Alguns podem acabar ficando agressivos, ao invés de brincalhões. Neste caso, é importante que as pessoas fiquem sempre atentas a forma como os gatos reagem.