Fofuxo.com

Por que o meu cão dorme demais?

Nem sempre o sono pode ser sinal de doença, mas sempre exige atenção.

A grande maioria das pessoas que possuem um cão como animais de estimação acabam investindo um pouco do seu tempo em pesquisas relacionadas com possíveis doenças e problemas que o animal pode enfrentar. Com a internet estas buscas ficaram mais simples e assim os donos podem evitar serem pegos de surpresa.

Por que o meu cão dorme demais?

E basta algumas pesquisas em doenças que geralmente acontecem ou podem acontecer com o cão para verificar um sintoma bastante comum: o sono. Cães que acabam ficando muito tempo na sua cama muitas vezes podem estar fracos ou desanimados em virtude de alguma doença mais séria ou grave.

Mas será que é sempre assim? A preguiça excessiva do cão deve sempre ser motivo para uma melhor atenção dos donos, mas é importante não perder a calma. Nem sempre o fato do cão dormir uma boa parte do dia será certeza de que ele está doente. Muitas vezes o que pode estar acontecendo é a boa e velha preguiça.

Fugindo do frio

Por que o meu cão dorme demais?

Um bom indício de que o sono do seu pet nada mais é do que a preguiça tomando conta daquele corpo é quando ela é percebida no inverno, especialmente naqueles primeiros dias onde o frio costuma ser mais intenso porque o corpo ainda não está acostumado. Trata-se de uma velha orientação genética, que está presente desde os seus antepassados, que faz com que o corpo passe a economizar energia.

Quando os lobos viviam na rua, a chegada do inverno sempre era motivo de preocupação par ao organismo como um todo. Por mais que muitas raças dos animais selvagens fossem adaptadas ao frio intenso, quando os dias eram mais gelados do que se esperava eles acabam ficando mais vulneráveis. Uma das maneiras do corpo se defender deste frio é tentar economizar e armazenar o máximo de energia possível.

Hoje em dia não é diferente. Os cães entendem que o frio possa prejudicar a sua saúde, por mais que ele viva dentro de casa deitado nos sofás e cheio de cobertas em volta. E com a diminuição do ritmo do organismo como um todo, o sono acaba aparecendo e eles dormem mais do que nos outros dias.

Postado em .


Pela Web

Comentários