Muitas pessoas reclamam que não conseguem encontrar tempo no seu dia a dia corrido para fazer atividades físicas. Mas é muito importante conseguir obter uma janela temporal que permita com que as pessoas tenham um pouco mais de cuidado com a sua própria saúde, uma vez que isso é muito importante para evitar uma série de complicações no futuro.

Caminhando com o cão: confira um plano para se exercitar junto com seu amigo

Mas quem tem cachorro, especialmente os que moram dentro de apartamentos ou de casas pequenas, sabe que é fundamental separar momentos para fazer os passeios diários, que além de fazer com que o cão consiga fazer suas necessidades fisiológicas na rua, também ajuda a gastar um pouco da energia acumulada.

Uma boa alternativa seria aliar a hora do exercício com estes passeios. A maioria dos cachorros vão gostar muito desta movimentação diária. Mas, mais do que isso, se torna muito importante para que tanto as pessoas quanto os cachorros mantenham afastadas as chances do desenvolvimento de determinadas doenças ou problemas futuros, como a obesidade.

O ideal é que este treino aconteça, pelo menos, três vezes por dia. É importante também começar devagar e ir aumentando a intensidade com o passar do tempo:

Caminhando com o cão

Confira um exemplo de treino médio que pode ser interessante para que as pessoas possam começar a caminhar com o seu cachorro:

Primeiro mês – de 20 a 30 minutos

Primeira e segunda semanas:

  • 10 min de caminhada + 5 min de caminhada rápida + 5 min de caminhada

Terceira e quarta semanas:

  • 10 min de caminhada + 10 min de caminhada rápida + 10 minutos de caminhada

Segundo e terceiro meses – 35 minutos

  • 10 min de caminhada + 10 min de caminhada rápida + 5 min de trote leve + 10 min caminhada

Quarto e quinto meses – 45 minutos

  • 10 min de caminhada + 15 min de caminhada rápida + 10 min de trote leve + 10 min de caminhada

A partir do sexto mês – 60 minutos

10 minutos de caminhada + 25 minutos de caminhada rápida + 15 minutos de trote leve + 10 min de caminhada