Fofuxo.com

Por que alguns cães urinam quando estão dormindo?

Entenda os motivos que podem levar a esta disfunção.

Você acorda no meio da noite e repara que o local onde o seu cão dorme está molhado. Muitas vezes com o cão ainda dormindo por cima desta umidade. Em alguns casos, isso pode significar uma disfunção pela qual o seu pet está passando e que faz com que ele urine enquanto está dormindo. Apesar de não ser tão frequente este tipo de episódio, está longe de ser algo completamente incomum.

Por que alguns cães urinam quando estão dormindo?

Em alguns casos o cachorro começa a se incomodar com aquilo e passa a não querer dormir mais no local onde acabou urinando, como é o caso de uma cama da sua própria casinha. Em outros casos ele também pode não conseguir dormir em lugar nenhum passando um longo período da noite tentando chamar a atenção do seu dono ou de alguém da família.

Confira alguns motivos que podem estar fazendo com que o seu cão passe por este tipo de problema.

Incontinência Urinária Permanente

O motivo mais comum para este tipo de episódio onde o cão passa a urinar mesmo quando está dormindo é quando ele está sofrendo com problema conhecido como incontinência urinária permanente. Por algum motivo o seu animal não está conseguindo mais controlar a musculatura da saída de urina, e isso faz com que o xixi saia.

Quando estão dormindo é mais fácil disso acontecer pois é o momento que a musculatura de um modo geral está mais relaxada. Mas em alguns casos isso também pode acontecer quando estão acordados, durante o dia. Exemplo disso é quando as pessoas notam que existem pequenos pingos com urina pode onde o animal está passando.

De um modo geral esta falta de controle pode estar relacionada a uma infecção urinária ou a um defeito congênito. Será necessária a avaliação de um profissional, que vai indicar o que pode ser feito em termos de tratamento.

Problemas emocionais

Por que alguns cães urinam quando estão dormindo?

Outro motivo, menos grave mas não menos importante, é alguma disfunção emocional pela qual o animal está passando ou passou recentemente. Isso geralmente acontece quando eles ainda são filhotes, mas também pode acontecer quando já estão adultos. Em alguns casos os animais simplesmente acabam se urinando quando estão muito felizes ou muito assustados.

Na grande maioria dos casos o problema tende a desaparecer com o tempo, mas em determinadas situações poderá ser interessante submeter o seu pet a um treinamento para deixar ele mais confiante.

Lesões em nervos

Outro motivo pode ser o fato do cão ter tido algum tipo de lesão em algum nervo que possa estar afetando a capacidade de controle da urina. As lesões podem ser causadas por algum tipo de queda ou acidente de um modo geral. Em alguns casos doenças infeciosas graves e insuficiência renal também podem causar este tipo de lesão.  

Mais uma vez o diagnóstico do animal por um veterinário será de fundamental importância. 

Postado em .


Pela Web

Comentários