Fofuxo.com

Cães também podem sofrer com alergias na primavera

Donos devem ficar atentos aos sinais apresentados pelos fofuxos nesta estação.

A primavera realmente é a estação mais bonita do ano. São os meses que as flores nascem, que todo mundo fica mais apaixonado e que os dias começam a ficar maiores e mais quentes, preparando as pessoas para o verão. Mas nem todo mundo acaba morrendo de amores por esta época do ano. Algumas começam a espirrar quando acordam e seguem o dia com nariz e olhos inchados.

Cães também podem sofrer com alergias na primavera

Realmente a primavera acaba tendo esta desvantagem, já que muitas pessoas acabam sendo alérgicas ao pólen das flores. Mas alguns animais também podem apresentar determinados problemas na primavera, como é o caso dos nossos cães de estimação. De acordo com uma estimativa realizada, pelo menos 30% da população de cães no Brasil possuem problemas relacionados as alergias.

É claro que neste grande grupo das alergias nem todos os cães podem sofrer com os problemas que acabam chegando junto com a primavera, mas boa parte também pode apresentar os sintomas quando os primeiros dias da estação chegam, especialmente em regiões com uma grande quantidade de árvores.

Espirros e coceiras

Os sinais mais evidentes de uma manifestação alérgica nos cães são os espirros e também as coceiras. No caso do primeiro é mais fácil de perceber, pois a grande maioria dos cães não costumam espirrar com muita frequência. A coceira já pode ser um pouco mais complicada de ser relacionada a uma alergia, já que existem diversos motivos que causam esta reação nos cães.

No caso da coceira, é sempre importante verificar se os animais não estão com parasitas que geralmente costumam causar este tipo de reação no organismo, como pulgas e carrapatos. Além disso, geralmente as coceiras resultas de alergias acabam tendo uma área vermelha maior do que as picadas de insetos.

Cães também podem sofrer com alergias na primavera

A coceira, quando não tratada rapidamente, pode ser muito prejudicial para o animal. Como ele não consegue se controlar na maioria das vezes, alergias podem acabar resultado em feridas em um piscar de olho. Especialmente quando as unhas dos cães acabam sendo muito grandes.

Tratamentos

Se os indícios começaram nos primeiros dias da primavera, sempre é uma boa pista de que tudo isso pode realmente estar relacionado a uma crise de alergia. Neste caso, é sempre muito importante levar o animal até o veterinário para que ele possa fazer uma avaliação mais precisa do quadro.

Existem muitos medicamentos que podem ser utilizados para combater as alergias nos cães, inclusive alguns de uso humano, como os corticoides. Mas este tipo de medicamento nunca pode ser dado sem a prescrição veterinária, já que quando dado em grandes quantidades pode realmente causar problemas ainda maiores. 

Postado em .


Pela Web

Comentários