Por Rodrigo Bueno

publicado em Saúde

Quando os cães chegam em uma idade avançada, assim como acontece com os humanos, eles acabam precisando de alguns cuidados especiais. Diversos problemas começam a aparecer em relação ao funcionamento do organismo de uma forma geral, e uma das áreas que costuma ser mais afetada é a visão.

Cães idosos e cegos: confira algumas dicas de como cuidar dos pets

Com os cães enxergando menos, ou nada, é preciso fazer uma adaptação nos espaços onde eles moram com o objetivo de deixar as coisas mais fáceis pra eles. Confira algumas dicas importantes para cuidar dos nossos amigos quando eles ficam mais velhinhos:

Mantenha as coisas em seu devido local

Um dos principais inimigos de um cachorro com problema de visão é a mudança das coisas de lugar. Os cães conseguem se adaptar para ter uma vida mais próxima do normal, mesmo quando eles estão enxergando menos. Mas isso acontece basicamente porque eles conseguem memorizar onde estão as coisas para saber por onde podem caminhar.

Facilite o acesso aos itens de uso cotidiano

A caminha, os pratinhos de comida e de água e também demais acessórios que eles costumam utilizar devem ficar em locais que eles consigam acessar mais facilmente. Deixe sempre nas parte mais baixas da casa, e evite fazer com que ele procura muito pelos objetos em questão.

Ofereça brinquedos com som

Cães idosos e cegos confira algumas dicas de como cuidar dos pets

Mesmo os cães mais velhinhos também gostam de brincar no dia a dia. Mas o que pode se tornar algo interessante usar acessórios que possam ser identificados pelo som. Dessa forma, os pets conseguem realmente se sentir mais estimulados para ir atrás destes brinquedos e interagir com seus donos.

Recolha a bagunça

É importante manter a casa o mais organizada possível, para que os itens que podem ficar espalhados pelo chão não acabem confundindo a cabeça deles. Além disso, alguns objetos que antes eram identificados com facilidade podem acabar se tornando um perigo para os cães que não conseguem enxergar direito, especialmente aqueles mais pontudos ou cortantes.