Fofuxo.com

Cães e gatos também sofrem com estresse

Saiba os principais motivos que levam nossos amigos ao estado de estresse semelhante aos dos humanos.

O estresse é um problema muito comum na vida cotidiana nos dias de hoje. Mas naturalmente as pessoas se referem ao problema quando estão falando de pessoas. Geralmente a correria do dia a dia, os problemas familiares e de trabalho, dentre outros fatores, fazem com que as pessoas acabam sendo enquadradas neste problema. Mas o que muitas pessoas ainda não sabem é que os animais de estimação também podem ficar estressados.

Cães e gatos também sofrem com estresse

Afinal de contas, os animais como cachorros e gatos, estão cada vez mais integradas a vida das pessoas, e com isso também acabam partilhando de alguns problemas. Por mais que este sejam animais que mais conseguiram se adaptar a evolução da vida humana, eles ainda vivem em ambientes diferentes do que seus ancestrais estavam acostumados.

Muitas vezes os donos acabam não sabendo ao certo como lidar com este problema. Existem aquelas pessoas que tratam os animais como se fosse um outro membro da sua família, como um filho em muitos casos, e estes passam a viver com regalias humanas que acabam realmente indo de encontro a sua própria natureza. E este pode ser um quadro que efetivamente pode desencadear um quadro de estresse.

Agentes causadores

Cães e gatos podem ficar estressados por diversos motivos.Mas existem muitos outros fatores que acabam desencadeando o estresse nos cães e gatos. Estes fatores acabam sendo divididos e classificados pelos veterinários e especialistas como: Agentes Somáticos, Agentes Psicológicos, Agentes Comportamentais e Outros Agentes.

As principais características destes agentes são as seguintes:

Agentes somáticos: Estes agentes estão relacionados a fares como barulhos, cheiros e imagens estranhas aos animais, calor, frio, pressão, efeito de medicamentos dentre outros fatores que alterem o comportamento ou o estado físico do animal;

Agentes psicológicos: Estes fatores estão mais relacionados ao estado comportamental e sentimentos que podem surgir nos cães e nos gatos, como medo, ansiedade, etc. Estes agentes podem ser condicionados e causados por outros agentes de outras categorias;

Agentes comportamentais: Estes agentes estão relacionados ao comportamento condicionado do animal em determinada situações. Por exemplo, quando o cachorro é obrigado a disputar território com outros animais, por exemplo.

Outros agentes: Nesta categoria podemos enquadrar situações atípicas na vida de um animal, mas que acontecem por descaso dos donos, como má nutrição, confinamento por muito tempo, dentre outros.

Os animais estressados podem apresentar diversos sintomas que poderão ser percebidos pelos donos. Por exemplo, os cachorros poderão apresentar um comportamento agressivo, ou assustado. Mas este problema também pode desencadear algumas doenças, como hipoglicemia, gastrite, úlcera, centre outros.

O tratamento deve ser ministrado e controlado por um médico veterinário, sendo que nos casos mais complexos existe a possibilidade da administração de drogas com o objetivo de controlar o sistema nervoso dos animais. Mas na grande maioria dos casos os cães e gatos conseguem melhorar com algumas mudanças em termos de rotina e comportamento. 

Postado em .


Pela Web

Comentários