Por
publicado em Saúde
Donos de cachorros sabem que a grande maioria dos fofuxos costumam ser bastante curiosos e estão sempre procurando alguma coisa para fazer. É claro que nem sempre isso acaba dando certo, e são muitos os animais que aparece com feridos. A região da boca costuma ser bastante afetada, especialmente em virtude dos cães estarem sempre comendo ou mordendo alguma coisa.
Ferimentos nas bocas de cachorros nunca devem ser ignorados pelos donos. Muitas vezes parece algo simples e corriqueiro, mas existe uma grande chance dos animais acabarem pegando uma série de doenças mais graves justamente em virtude destes cortes.
A primeira providência que o dono deve tomar é tentar encontrar a fonte do corte, uma vez que isso oferece uma série de informações que podem ser fundamentais para que os cães não tenham complicações mais severas. Depois, é importante levar o cão até um veterinário. Caso isso não seja possível rapidamente, confira algumas coisas que podem ser feitas:
Lave a boca do cão
Tente lavar a boca do cachorro com água corrente para remover impurezas e o sangue que pode estar se acumulando em virtude dos cortes. A lavagem também é importante para que as pessoas consigam ter uma visão mais clara do problema.
Dê água gelada
A água gelada ou o próprio gelo pode ajudar o animal uma vez que eles atuam como analgésico. Mas é importante não forçar caso os animais não queiram a água ou o gelo, pois pode ser em virtude de uma dor bastante intensa.
Não dê comida
Evite dar qualquer alimento para os cães enquanto eles estiverem com ferimento na boca, pois a situação pode piorar.