Um desafio que deve fazer parte do dia a dia das pessoas que escolhem ter uma cadela fêmea em casa é o cio. Este é um momento no qual os donos dos carros devem tomar cuidado, por diversos motivos. Um dos riscos mais eminentes é o da cadela acabar engravidando, caso não exista um controle dos machos que podem estar por perto.

Cadela no cio: Confira alguns cuidados

Mas existem também outras coisas que costumam acontecer quando a cadela entra no cio. Para aquelas que vivem dentro de casa e do apartamento, o sangramento pode sujar e manchar móveis como o sofá ou a cama.

Confira algumas dicas e cuidados que devem ter tomados durante o cio das cadelas:

Cuidado com o portão

Para as cadelas que ficam no pátio, um dos cuidados que precisam ser tomados é com o portão. Os cães machos costumam perceber de longe que existe uma cadela no cio por perto, e podem facilmente conseguir chegar nelas pelos buracos dos portões.

Evite passeios

Cadela no cio

Durante os dias em que a cadela está no cio, pode ser interessante evitar os passeios mais longos na rua, mesmo que ela ande com coleira. Este é um cuidado que deve ser tomado especialmente nos locais com muitos cães de rua. Qualquer descuido pode acabar se tornando em um grande problema.

Faça higienização

Uma dica interessante para as pessoas que possuem uma cadela dentro de casa que está no cio é manter uma higienização correta. Existem diversos produtos no mercado que podem ajudar as pessoas que estão passando por este momento, tais como as fraldas higiênicas. Mas tome cuidados ao utilizar determinados produtos que não são feitos especificamente para os cães, pois eles podem dar alergias no seu animal.

Castre

Por último, mas não menos importante, é sempre importante salientar que a castração pode ser a melhor opção para as cadelas. Além de evitar que elas tenham crias, o processo também ajuda a evitar uma série de problemas de saúde, como o câncer de útero.