Por Rodrigo Bueno

publicado em Saúde

O soluço é uma reação do organismo que está presente em diversos tipos de animais, incluindo humanos e cachorros. Mas, em todos eles, o soluço acaba sendo causado basicamente por contrações involuntárias do músculo que auxilia na respiração, o diafragma. O ato de expelir ar pode causar aquele barulho que se torna bem característico.

Cachorros com soluço: saiba como ajudar o seu amigo

Este tipo de reação é considerado algo normal, mas, em alguns momentos, o soluço pode indicar algum problema de saúde. Especialmente quando eles aumentam em relação a sua duração e estejam associados com outros sintomas. Existem diversas causas, mas a principal é a ingestão de alimentos muito rapidamente.

Mas existem algumas outras causas, sendo que essas são consideradas incomuns, como estresse ou cansaço, ou ainda quando os pets estão muito ansiosos. Os filhotes tendem também a ter mais episódios de soluços, pois eles também tendem a comer muito rápido e ser muito ansiosos.

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, “assustar” os animais não é recomendado para que os episódios de soluços parem. O que pode fazer é realmente uma série de procedimentos que ajudam a evitar que estes episódios continuem acontecendo.

Cachorros com soluço: saiba como ajudar o seu amigo

Uma delas é fracionar os alimentos que são oferecidos ao longo do dia, oferecendo uma menor quantidade em períodos espaçados. Essas pequenas porções podem evitar que eles consumam uma grande quantidade em pouco tempo.

Uma outra dica é evitar passeios logo antes ou logo depois das refeições. As caminhadas geralmente deixam o pet muito ansiosos, o que pode atrapalhar a digestão ou ainda fazer com que eles comam muito rapidamente.

O ambiente no qual o pet come também é importante, pois muitos pets apresentam este tipo de reação quando eles comem em um ambiente muito frio. Neste caso, a dica é manter os pets em um local um pouco mais aquecido para que ele coma com mais conforto, além de se certificar que o ambiente seja mais tranquilo.