Fofuxo.com

Cachorros que não param de se lamber

Entenda o motivo deste comportamento e saiba como ajudar o seu amigo

Quando as pessoas olham um gato se lambendo, logo dizem que ele está “tomando banho”, que é uma forma de dizer que o gato está mantendo a sua higiene usando a própria saliva. As quando o mesmo acontece com o cachorro, as pessoas logo se preocupam.

Cachorros que não param de se lamber

Mas veterinários garantem que a raiz deste comportamento é a mesma tanto em cães quanto em gatos: manter a higiene! Ou seja, quando um cão está se lambendo é porque está se sentindo sujo. Mas também podem existir algumas outras causas. Por exemplo, o cão pode se lamber para tentar aliviar o incomodo de uma coceira, ou até mesmo de uma dor.

Além disso, o ato de se lamber também pode estar relacionado a outros dois comportamentos: morder e coçar. Quando isso acontece em excesso, os donos podem se preocupar porque o cachorro pode acabar se machucando.

Veterinário

Cachorros que não param de se lamberO primeiro passo para tentar descobrir a origem de tanta vontade de se lamber é levar o cão até um veterinário. Ele vai conseguir entender melhor o que está acontecendo e aconselhar o dono do que deve ser feito. Caso seja detectada alguma patologia, como uma alergia, este problema deverá ser tratado antes do dono iniciar qualquer tentativa de mudança no comportamento do animal.

Atitudes do dono

É importante que o dono não tenha nenhuma atitude positiva que venha a reforçar aquele comportamento. Por exemplo, quando o cachorro está se lambendo o dono vai lá e fica dando carinho e brincando com ele para distrai-lo. Este é um comportamento equivocado.

Uma outra atitude que pode ajudar é aumentar a quantidade de atividades físicas do animal. Pode ser que ele esteja muito tempo parado e assim fica com uma grande reserva de energia que precisa ser liberada de alguma forma, que pode ser o ato de se lamber o tempo todo. 

Postado em .


Pela Web

Comentários