Os cachorros acabam tendo um comportamento estranho em determinados casos. É comum, por exemplo, nos depararmos com cães que modem o próprio rabo de uma maneira incessante. Deste comportamento surgiu até mesmo uma expressão: “correndo atrás do próprio rabo”, partindo da premissa que muitos cães giram e não saem do próprio lugar quando querem abocanhar a sua parte traseira.

Por que os cachorros mordem o próprio rabo?

Mas quais seriam os motivos que levam os cachorros a morder o próprio rabo? Confira alguns dos principais motivos:

Coceira

O motivo mais comum que leva um cachorro a morder o próprio rabo é a coceira, que acaba sendo fruto, na grande maioria dos casos, pela presença de determinados parasitas, como pulgas e carrapatos. E como existe uma dificuldade do cão, em alguns casos para conseguir alcançar o rabo, pode ser que ele acaba se machucando na tentativa de segurar essa parte do corpo para evitar que ela escape.

Estresse

Por que os cachorros mordem o próprio rabo?

Quando os cães estão passando por um momento de estresse, independente do motivo, eles podem acabar desenvolvendo a compulsão por determinados comportamentos. A mordida no rabo acaba sendo um dos mais comuns. Essa mutilação também pode acontecer em outras partes do corpo, como as patas, por exemplo.

Carência

Morder o próprio rabo também pode ser uma forma de chamar a atenção do dono. Neste caso, é importante observar se ele faz isso quando fica muito tempo sozinho ou quando não está recebendo carinho do dono, por exemplo.

Brincadeira

A mordida no próprio rabo pode ser apenas uma brincadeira, assim como uma criança nos seus primeiros meses de vida bricam com suas mãos e seus pés, por exemplo. Entre os filhotes, pode ser o momento em que eles descobrem que realmente possuem um rabo. Portanto, este é um comportamento bastante natural dos filhotes no seu primeiro ano de vida.