Por
publicado em Saúde
Os cachorros acabam tendo um comportamento estranho em determinados casos. É comum, por exemplo, nos depararmos com cães que modem o próprio rabo de uma maneira incessante. Deste comportamento surgiu até mesmo uma expressão: “correndo atrás do próprio rabo”, partindo da premissa que muitos cães giram e não saem do próprio lugar quando querem abocanhar a sua parte traseira.
Mas quais seriam os motivos que levam os cachorros a morder o próprio rabo? Confira alguns dos principais motivos:
Coceira
O motivo mais comum que leva um cachorro a morder o próprio rabo é a coceira, que acaba sendo fruto, na grande maioria dos casos, pela presença de determinados parasitas, como pulgas e carrapatos. E como existe uma dificuldade do cão, em alguns casos para conseguir alcançar o rabo, pode ser que ele acaba se machucando na tentativa de segurar essa parte do corpo para evitar que ela escape.
Estresse
Quando os cães estão passando por um momento de estresse, independente do motivo, eles podem acabar desenvolvendo a compulsão por determinados comportamentos. A mordida no rabo acaba sendo um dos mais comuns. Essa mutilação também pode acontecer em outras partes do corpo, como as patas, por exemplo.
Carência
Morder o próprio rabo também pode ser uma forma de chamar a atenção do dono. Neste caso, é importante observar se ele faz isso quando fica muito tempo sozinho ou quando não está recebendo carinho do dono, por exemplo.
Brincadeira
A mordida no próprio rabo pode ser apenas uma brincadeira, assim como uma criança nos seus primeiros meses de vida bricam com suas mãos e seus pés, por exemplo. Entre os filhotes, pode ser o momento em que eles descobrem que realmente possuem um rabo. Portanto, este é um comportamento bastante natural dos filhotes no seu primeiro ano de vida.