Por Rodrigo Bueno

publicado em Saúde

Alguns cachorros acabam lacrimejando em excesso. O problema costuma ser percebido de uma forma mais evidente especialmente naqueles cães que possuem mais pelos na região da cara e quando eles são mais claros, uma vez que as marcas das lágrimas acabam se tornando mais evidentes. Este pode ser considerado como um problema de saúde chamado epífora.

Por que alguns cachorros lacrimejam em excesso?

A epífora é um problema de saúde que compromete tanto a estética quanto a higiene do mascote. Ela acontece quando existe uma obstrução do canal lacrimal ou a uma drenagem ineficiente. O problema costuma causar manchas escuras na proximidade dos olhos e também um odor desagradável, por estar constantemente umedecido.

Além disso, nestes locais também podem acabar surgindo fungos e bactérias e até moscas oportunistas que podem ser atraídas justamente pela umidade e também pelo cheiro. E esses insetos podem acabar causando problemas mais sérios, como as terríveis bicheiras.

O que fazer para resolver o problema?

Por que alguns cachorros lacrimejam em excesso?

Não existem procedimentos específicos que possam resolver este problema de uma forma efetiva, sendo que o mais recomendado é acabar resolvendo os sintomas. Os tutores precisam remover o excesso de secreção diariamente com o uso de algodão seco ou lenço umedecido. Isso deve acontecer duas ou três vezes ao dia.

Em alguns casos, é possível encontrar também a algumas formulações prontas que tem como o principal objetivo de clarear os pelos já tingidos pela mancha. Isso acaba tornando melhor o aspecto de olho remelento. Para os cães que tiverem pelos mais longos nesta região, pode ser recomendado também que as pessoas aparem os pelos com uma tesoura.

Mas estes produtos devem ser utilizados apenas após uma consulta ao veterinário e também sob sua supervisão, uma vez que estes produtos podem acabar causando alguns tipos de alergias em determinados tipos de cães.