Vejamos a seguinte situação, você se levanta pela manhã, e o seu cão vai correndo te dar bom dia com olhos de quem está dormindo. Agora é a hora que começa a fazer seus afazeres, e depois da grande alegria de ver o dono, o cão retorna ao seu lugar e continua dormindo. Assim que você volta para a casa, depois de uma longa jornada de trabalho, ele faz aquela festa, e volta a dormir. Mas por que motivo o seu cão não faz outra coisa que não seja dormir?

Por que os cachorros dormem tanto?

Quanto tempo é saudável para um cão dormir?

Os cães precisam ter mais tempo de sono do que os humanos, e por isso, quando adultos, eles passam entre 12 a 15 horas dormindo, já filhotes, podem dormir por até 18 horas.

São muitos os fatores que podem ser levados em conta, entre eles o peso, a idade e a sua saúde, o que faz com que seu corpo peça mais ou menos descanso. Um outro fator que deve ser levado em conta é se o cão é doméstico, se é um cão selvagem ou um cão trabalhador.

Mas porque os cães dormem tanto?

Os cães possuem muito tempo livre e tendem ainda a se entediar com grande facilidade, por este motivo, a melhor forma de matar o seu tempo é dormindo.

Por que os cachorros dormem tanto?

Desta forma entre a necessidade de horas de sono que por serem cães eles possuem, somadas ao tédio crônico, seu cão pode passar por muito tempo dormindo.

Caso você perceba que seu cão dorme muito mais horas do que antes, pode ser que ele esteja passando por alguma doença, ou algum tipo de sintoma de que algo não está indo muito bem.

Saiba que agora, poderá ser que seu cão durma na maior parte das suas horas necessárias durante o dia, e te incomode nos passeios noturnos. São muitas as coisas que podem ser feitas, mas o que importa é que o cão se sinta confortável, ter exercícios diários para que ele possa descansar, se acostume a jantar cedo, ou ainda consultar o veterinário e se informar de algum medicamento que possa ser oferecido para ele dormir enquanto se acostuma com uma mudança de casa por exemplo.

Se você perceber que o cão dorme muito pouco, é importante que você busque ajuda de veterinários onde se apresenta um provável quadro de estresse ou de ansiedade que precisa ser tratado.