Geofagia é o nome dado para um comportamento bastante comum entre animais de estimação, como cachorros e gatos, mas que acaba sendo mais comum entre os cães. Mesmo sendo observado com uma certa frequência, é importante ressaltar que trata-se de algo que precisa ser observado.

Por que os cachorros comem terra?

Muitos cães, especialmente quando ainda são filhotes, passam boa parte do dia colocando tudo o que encontram pela frente na boca. Afinal de contas, essa é a forma que eles encontram de conseguir entender como funciona o mundo ao seu redor. Mas muitos acabam adquirindo um gosto pela terra, comendo ela diversas vezes.

O comportamento, quando os cães ainda são filhotes, acabam não sendo muito preocupantes. Mas quando eles comem terra depois de adultos, e durante muito tempo, requer atenção de parte dos tutores.

Uma das possíveis causas do consumo de terra por parte dos cachorros é a falta de algum tipo de vitamina ou de sais minerais que o organismo do animal está sentindo naquele momento. Uma vitamina que está bastante presente no solo, por exemplo, é a B1. Por isso é importante consultar um veterinário para saber se o cachorro não está desenvolvendo alguma anemia ou algo do gênero.

Por que os cachorros comem terra?

Outro motivo que leva um cachorro a comer terra é a busca por determinados alimentos que podem estar enterrados ou que já estiveram naquele local. Seu olfato altamente desenvolvido leva, nesse caso, o cão a cavar a terra de maneira eufórica e excitada, na esperança de encontrar algum alimento específico.

Alguns outros problemas de saúde, especialmente aqueles localizados na região gastro-intestinal, também podem acabar se tornando a fonte do problema. O cão pode ter ingerido alimentos pesados ​​ou prejudiciais ao estômago e buscar alívio no terra para aliviar esse mal-estar.

Além de todos os problemas, comer terra também pode ter um fundo emocional. Neste caso, cães que são mais inquietos ou que passam muito tempo sozinhos e sem atividades podem acabar desenvolvendo comportamentos parecidos.