Por Rodrigo Bueno

publicado em Saúde

Um dente quebrado pode realmente incomodar muito, qualquer pessoa que já tenha passado por uma situação semelhante pode atestar. E isso também pode acontecer no mundo animal, incluindo com os cachorros. Mesmo que essa seja uma estrutura realmente muito forte do corpo do pet, existem diversas situações que podem levar a quebra do dente do pet, dentre eles:

O que fazer quando o cachorro quebra o dente?

  • Quando o cachorro acaba comendo alimentos muito duros e que podem ser impróprios para o pet;
  • Quando eles ganham brinquedos com material mais resistente do que o recomendado para o pet;
  • Quando eles passam por acidentes, choques ou qualquer outro tipo de trauma.

Quando isso acontece, o cão pode acabar perdendo o apetite, apresentando algum tipo de inchaço na região do focinho, ter dor e até mesmo apresentar sangramentos. Estes são indícios fortes de que alguma coisa está errada na boca do seu pet.

Mesmo que não seja muito comum profissionais da área da saúde que sejam específicos para cuidar dos dentes do pet, como nós temos os dentistas, é fundamental que, em qualquer um dos casos de quebra de dente de cachorro, o tutor leve o seu animal de estimação para uma consulta no veterinário.

O que fazer quando o cachorro quebra o dente?

Qualquer profissional terá conhecimento necessário para fazer uma análise do que está acontecendo na boca do pet. O dente quebrado pode acabar causando complicações, como infecções, abscessos e até mesmo doenças que possam ser consideradas como sistêmicas. Inclusive bactérias podem entrar por este ferimento e atingir a corrente sanguínea do pet, o que pode causar ainda mais problemas de saúde.

O tratamento vai depender justamente desta avaliação. Em alguns casos pode ser preciso que todo o dente seja removido e que o ferimento seja devidamente fechado e tratado, para que o pet consiga levar uma vida tranquila, mesmo com um dente a menos.