Por
publicado em Saúde
Não é nada incomum ver um cachorro mordendo o próprio rabo, sendo que este comportamento até mesmo já gerou um dito popular, que se refere a alguma pessoa que está fazendo algo que não vai fazer com que ele saia do lugar.
Mas nem sempre este comportamento será engraçadinho ou bonitinho. Existem determinada situações que os donos devem prestar atenção.
Quando é natural?
O ato do cão correr atrás do seu próprio rabo pode ser considerado normal quando é feito por um filhote, que ainda está tentando entender o seu corpo e o mundo ao seu redor, ou quando eles estão brincando.
Além disso, especialistas consideram esta uma reação natural dos cães que ficam muito tempo sozinhos e não possuem a companha de um outro animal para brincar. Assim, eles acabam inventando suas brincadeiras para conseguir gastar um pouco de energia, e o rabo acaba sendo um instrumento perfeito para isso.
Quando não é natural?
Em alguns casos o ato do cachorro morder o seu próprio rabo não pode ser considerado natural. Por exemplo, quando ele for excessivamente repetido e quando o cachorro morder até se machucar, pode ser que ele tenha algum problema de ordem psicológica.
Em alguns casos, ele pode estar mordendo o rabo porque sente muita coceira no local. Em alguns casos, parasitoses podem levar o animal a se comportar desta maneira. Neste caso, geralmente as mordida vão virar machucados e feridas. É preciso que o dono fique atento a estas situações e que leve o cão para o veterinário para verificação.