As unhas dos cães estão sempre em contato com uma grande quantidade de sujeira. Afinal de contas, devido ao seu formato, elas acabam se tornando verdadeiras “colheres” para todas as porcarias que encontramos pelo chão. Além disso, como os cachorros contam com instinto caçador, eles estão sempre cavando em gramas e terras.

Cachorro mandando pode ser sinal de infecção

Além de ser preciso cuidar das unhas dos animais, cortando de tempos em tempos, os donos de cachorros também devem ter atenção para alguns tipos de doenças e de problemas que podem acabar surgindo nessa área. É o caso da infecção no leito da unha do animal. Ela acontece geralmente quando bactérias ou fungos conseguem entrar na unha através de uma fissura.

Sintomas

Assim como qualquer infecção, os sintomas costumam aparecer de uma hora para a outra, mas apenas demonstrando que o problema já estava ali há algum tempo. O principal indicio de que o animal possa estar com algum tipo de problema na unha é o fato dele começar a mancar de uma hora para a outra sem que tenha qualquer outro motivo para isso.

Cachorro mandando pode ser sinal de infecção

É possível perceber que, diferente do mancar causado por algum problema no osso ou muscular, quando o problema for na unha o cachorro terá mais cuidado na hora de colocar a ponta da pata no chão. Isso será possível perceber com um olhar atento aos movimentos do cão.

O que fazer?

Uma dica interessante para ajudar no tratamento é colocar a pata do cachorro em uma solução com sulfato de magnésio, o que vai começar a limpar a infecção. Essa solução pode ser feita dissolvendo um pacotinho em oito litros de água morna.

Depois disso, caso o cachorro não esteja sentindo muita dor, é recomendado usar uma escova de cerdas macias com qualquer sabonete bactericida para limpar as crostas e os resíduos do leito da unha.

Se os sintomas persistirem, leve o cão ao veterinário.