Muitas pessoas já devem ter tido a sensação de estar sendo observado pelo seu cachorro, mesmo quando está tudo escuro. Realmente os cães acabam fazendo este tipo de comportamento muitas vezes. Mas será que eles realmente conseguem enxergar no escuro?

Cachorro enxerga no escuro?

De fato, a visão noturna dos cachorros acaba sendo muito melhor do que a dos humanos. De acordo com pesquisas feitas nessa área, essa melhora pode ser de até 5x em relação aos humanos. Já os gatos conseguem enxergar um pouco melhor no escuro do que cães e humanos.

Mas isso não significa que os cães consigam ter total visão do que está acontecendo no escuro, como acontece com inúmeros outros animais na natureza. Mas ele consegue identificar os donos, por exemplo. É claro que muito da identificação de humanos e de outros animais acontece com a ajuda do olfato também.

Cachorro enxerga no escuro?

A visão noturna acaba sendo melhor nos cães em virtude da presença de uma grande quantidade de haste sensíveis à luz na retina estes animais. Com isso, os olhos dos cães conseguem trabalhar com uma menor quantidade de lux do que os humanos. Pode ser uma frestinha que esteja entrando pela janela, por exemplo.

Mas alguns pontos precisam ser levados em consideração. E um dos mais importantes está relacionado a raça. Algumas delas tendem a enxergar melhor, devido a fatores genéticas. Já outras raças acabam tendo uma maior propensão a perder a visão ou desenvolver problemas oculares, por exemplo.

Um outro ponto importante sobre a capacidade que estes animais possuem de enxergar no escuro é que ela se deteriora com a idade.