Cães estão cada vez mais presentes dentro dos apartamentos das pessoas. Mas, por mais que as famílias possam se acostumar facilmente com algumas dificuldades que isso pode trazer para o dia a dia, o fato é que é muito importante tomar alguns cuidados, especialmente em relação a limpeza.

Cachorro dentro de apartamento: Confira dicas para manter a casa limpa

Os cães costumam deixar um odor muito característico dentro dos ambientes onde eles vivem, por mais que alguns tutores simplesmente não queiram assumir isso. E este cheiro costuma ser percebido muito mais pelas pessoas que chegam de fora, já eu a tendência é de quem conviva diariamente acabe se acostumando.

Mas é possível ter um ambiente limpo e cheiroso para todos, mesmo com cachorros dentro. Confira algumas dicas:

Mantenha a rotina de limpeza

É fundamental que as pessoas consigam criar uma rotina de limpeza que possa ser seguida. A dica é criar um planejamento semanal, dividindo os afazes de limpeza ao longo dos dias. Algumas atividades devem ser feitas diariamente, outras de dois em dois dias, como passar o aspirador de pó.

Ensine o básico para o seu cachorro

Não é preciso que os cachorros sejam completamente adestrados para viver em harmonia com as pessoas dentro de um apartamento. Muito da rotina acaba naturalmente sendo assimilado pelo cão. Mas o básico precisa ser ensinado, como é o caso do local certo para que ele possa fazer suas necessidades quando não consegue ir para rua.

Controle o excesso de pelos

Cachorro dentro de apartamento: Confira dicas para manter a casa limpa

Os pelos que vão caindo do pet podem trazer uma série de problemas, uma vez que eles se espalham facilmente pela casa e podem parar até dentro de armários. Além disso, o seu acúmulo também pode acabar trazendo algum tipo de odor negativo. Por isso, é fundamental não deixar que eles acumulem, controlando com vassoura e aspirador.

Limpe sempre os potes de ração

Muitas pessoas acabam esquecendo de limpar os potes de comida e água, mas isso é outra coisa que precisa ser feita na rotina de limpeza. O ideal é que as pessoas façam uma boa limpeza nos potes todos os dias, antes de colocar a comida nova ou trocar a água.

Cuidado com tapetes e sofás

Estes são locais nos quais os pets costumam passar boa parte do tempo, e o cheiro também se acumula com uma certa facilidade. Por isso, é muito importante que as pessoas mantenham os tapetes e os sofás sempre limpos. Existem até mesmo algumas soluções no mercado que podem ser aplicadas nos tecidos e que secam rapidamente.