Por
publicado em Saúde
Cães estão cada vez mais presentes dentro dos apartamentos das pessoas. Mas, por mais que as famílias possam se acostumar facilmente com algumas dificuldades que isso pode trazer para o dia a dia, o fato é que é muito importante tomar alguns cuidados, especialmente em relação a limpeza.
Os cães costumam deixar um odor muito característico dentro dos ambientes onde eles vivem, por mais que alguns tutores simplesmente não queiram assumir isso. E este cheiro costuma ser percebido muito mais pelas pessoas que chegam de fora, já eu a tendência é de quem conviva diariamente acabe se acostumando.
Mas é possível ter um ambiente limpo e cheiroso para todos, mesmo com cachorros dentro. Confira algumas dicas:
Mantenha a rotina de limpeza
É fundamental que as pessoas consigam criar uma rotina de limpeza que possa ser seguida. A dica é criar um planejamento semanal, dividindo os afazes de limpeza ao longo dos dias. Algumas atividades devem ser feitas diariamente, outras de dois em dois dias, como passar o aspirador de pó.
Ensine o básico para o seu cachorro
Não é preciso que os cachorros sejam completamente adestrados para viver em harmonia com as pessoas dentro de um apartamento. Muito da rotina acaba naturalmente sendo assimilado pelo cão. Mas o básico precisa ser ensinado, como é o caso do local certo para que ele possa fazer suas necessidades quando não consegue ir para rua.
Controle o excesso de pelos
Os pelos que vão caindo do pet podem trazer uma série de problemas, uma vez que eles se espalham facilmente pela casa e podem parar até dentro de armários. Além disso, o seu acúmulo também pode acabar trazendo algum tipo de odor negativo. Por isso, é fundamental não deixar que eles acumulem, controlando com vassoura e aspirador.
Limpe sempre os potes de ração
Muitas pessoas acabam esquecendo de limpar os potes de comida e água, mas isso é outra coisa que precisa ser feita na rotina de limpeza. O ideal é que as pessoas façam uma boa limpeza nos potes todos os dias, antes de colocar a comida nova ou trocar a água.
Cuidado com tapetes e sofás
Estes são locais nos quais os pets costumam passar boa parte do tempo, e o cheiro também se acumula com uma certa facilidade. Por isso, é muito importante que as pessoas mantenham os tapetes e os sofás sempre limpos. Existem até mesmo algumas soluções no mercado que podem ser aplicadas nos tecidos e que secam rapidamente.