Por Rodrigo Bueno

publicado em Saúde

Qualquer cena que mostre um cachorro correndo atrás do próprio rabo geralmente se torna um momento divertido para as pessoas, que costumam achar engraçado o movimento que os cães fazem correndo rapidamente. Mas saiba que este tipo de comportamento pode estar diretamente relacionado a problemas de saúde, por exemplo.

Cachorro correr atrás do próprio rabo pode ser sintoma de doença! Conheça!

De acordo com alguns especialistas, o ato de correr atrás do próprio rabo pode estar diretamente relacionado a um distúrbio de comportamento chamado compulsão. Este mesmo problema pode fazer com que o cão realize algumas outras ações no dia a dia, como andar de um lado para o outro repetidamente o lamber sem parar a pata.

Quando pode ser um problema?

Se o cachorro corre de vez em quando atrás do rabo, ou faz isso apenas quando está interagindo com um humano, isso geralmente não significa que seja um problema de saúde. Mas os tutores devem ficar atentos e observar especialmente quando este tipo de comportamento acaba se tornando repetitivo.

Quando, por exemplo, ele está se alimentando e interrompe a alimentação para correr atrás do próprio rabo pode ser um sinal de compulsão, ou seja, um comportamento que o cachorro simplesmente não está conseguindo mais controlar.

Cachorro correr atrás do próprio rabo pode ser sintoma de doença

Um outro ponto que realmente merece a atenção dos humanos é quando este tipo de comportamento gera algum tipo de mutilação. Quando, por exemplo, o cachorro chega a alcançar o rabo e morde a ponto de se machucar, é sinal de que realmente alguma coisa está errada e que ele pode vir a ter ferimentos mais graves.

Neste caso, a recomendação é encaminhar ele a um veterinário, onde as avaliações necessárias serão realizadas. Caso o profissional da área de saúde identifique a compulsão, existem alguns medicamentos que podem ser utilizados e que ajudam a controlar o problema.