Por
publicado em Saúde
Um problema bastante comum enfrentado pelos tutores que possuem cães dentro de casa é a ingestão de corpos estranhos. Quando eles ficam na rua também correm este risco, mas dentro de casa as tentações acabam se tornando bem maiores, já que existe uma grande quantidade destes pequenos objetos que podem acabar indo parar dentro do estomago do seu pet.
Dentre os itens mais comuns que costuma ser engolidos pelos pets e que podem acabar causando alguns problemas estão ossos, caroços de frutas e bolinhas. Também é bem comum a ingestão de roupas, como meias e calcinhas, além de panos de chão e pedaços de tapetes. Em casos mais extremos, existem casos que cães engolem até mesmo objetos pontiagudos, como agulhas, ou pesados, como cadeados.
As consequências para a saúde dos cachorros que engolem estes objetos são as mais variadas possíveis, o que basicamente depende da natureza do objeto em questão: asfixia, obstrução do trato digestivo (desde o esôfago até o intestino), ruptura dos órgãos, gastrite crônica, são os mais comuns.
Quando isso acontece, é fundamental eu os donos dos cães tenham uma reação rápida, especialmente quando eles não conseguem ter certeza do que foi engolido. Mas existem coisas que não devem ser feitas. Um exemplo é a indução do vômito, algo realmente muito perigoso de ser feito com um cachorro.
O vômito pode fazer com que eles machuquem e até mesmo perfurem o esôfago, piorando o quadro. Além disso, os produtos utilizados para induzir o vômito em casa produzem irritação no esôfago e no estômago e podem dificultar a remoção do objeto por endoscopia.
Portanto, o mais importante é realmente levar o cão até um veterinário mais próximo, especialmente aqueles que possuem recursos para fazer exames com imagens, justamente para identificar o objeto que foi engolido.