Este é um hábito dos cães que normalmente achamos nojento, mas que pode ser comum para os cães. Alguns cães têm preferência por fezes de animais como por exemplo, herbívoros como coelhos ou cavalos, outros por sua vez preferem invadir a caixa de areia dos gatos.

Por que o cachorro come fezes?

Por qual motivo os cães comem cocô?

A grande maioria das teorias surgem para tentar explicar este comportamento. Será que seria falta de algo em sua dieta, normalmente este não é o motivo.

Os cães que possuem este tipo de comportamento não possuem nenhum tipo de deficiência de nutrição. Muitos problemas de saúde podem contribuir para o processo de coprofagia, o que inclui distúrbios severos de pâncreas ou de intestino, anemias graves, ou ainda o cão passa fome. Estes casos são raros, mas é interessante levar o cão para um veterinário para que se descarte esta hipótese.

Caso o cão coma fezes, o que fazer?

No caso do cão comer as próprias fezes, ele poderá estar sinalizando um aprendizado errado, ou seja, algo que foi aprendido através do ensinamento incorreto dado pelo dono.

Algumas vezes, o cão pode ter dificuldades em absorver os nutrientes do alimento, a partir disto, as deficiências do sistema digestivo, parasitas ou outros tipos de problemas poderão o levar a tentar reabsorver as fezes, bem como os nutrientes que o corpo não consegue assimilar na comida.

Os cães, principalmente os filhotes, que ficarem presos em uma área pequena poderão querer limpar o local por conta própria, ingerindo assim as suas fezes. Para alguns cães, é extremamente desagradável permanecer grande tempo em um ambiente que estiver infestado de cocô.

Por que o cachorro come fezes?

De uma mesma forma, alguns cães ao verem o dono limpando a sujeira, poderão querer imitar o mesmo. Isto acaba os levando a comer os seus dejetos para deixar o local limpo.

Esta é uma situação que com o tempo deve passar, ela não deve ser encorajada, e nem punida em excesso, o cão poderá assimilar uma bronca de várias formas, muitas vezes, de forma incorreta. Para esta situação poderá ocorrer a necessidade de um adestramento específico, como por exemplo ensinar o cão a não comer as coisas que estiverem no chão.

É muito importante que se possa investigar as causas do hábito, já que seu mascote poderá adquirir parasitas muito fortes se alimentando destes dejetos, é um costume que você não deixe este comportamento permanecer.