Por
- Atualizado
publicado em Saúde
Muitas pessoas que adotam ou compra um cachorro para ficar dentro de casas e apartamentos acabam preferindo as fêmeas por um motivo bastante simples: a demarcação de território. Por mais que as fêmeas acabem dando um pouco mais de trabalho de se cuidar ao longo dos anos, o cão pode causar estragos significativos com a sua urina, especialmente quando fica e ambientes fechados.
Antes de resolvermos este problema, é importante que o dono entenda o que é esta demarcação de território e para que ela serve na vida de um cachorro.
Comunicação via olfato
O olfato dos cães é muito mais poderoso do que dos humanos. Com o passar do tempo os cachorros aprenderam a se comunicar através dos cheiros, assim como animais também o fazem. Os seus antepassados, os lobos, usavam e ainda usam uma técnica muito parecida. A ideia aqui é conseguir ter um lugar onde um determinado líder possa dominar.
E como eles fazem isso? Levantando a pata traseira e urinando em determinados locais. Geralmente eles preferem locais onde o cheiro possa ser sentido melhor, como árvores ou paredes. Assim, quando um outro animal passa pelo local que não pertence a sua matilha, ele poderá saber que existe um macho por ali.
Hoje em dia, a demarcação de território ainda é um comportamento muito presente nos cachorros de hoje em dia. E como trata-se de um comportamento natural ligado ao extinto da raça, dificilmente será algo que ele vai conseguir parar de fazer por completo. Mas os donos poderão ensinar os seus cães a demarcarem o território na hora e nos locais corretos.
Obediência e liderança
Na grande maioria dos casos, os cães que possuem problemas em ficar urinando todo o tempo acabam fazendo isso por causa da demarcação de território. Quando ele faz isso dentro de casa, na verdade ele está querendo demonstrar que naquele espaço ele é o líder, e o recado pode estar sendo dado não para outros animais, mas sim para o próprio dono.
Portanto, o problema pode ser resolvido com algumas sessões de adestramento, onde o dono vai mostrar ao seu cão quem ali é o verdadeiro líder da matilha. O cachorro deve sempre aprender a seguir os comandos e as ordens do seu próprio dono, e não pode fazer aquilo que quer a hora que bem entender.
Este comportamento pode ser adquirido com um adestrador profissional, mas o dia a dia com o dono é muito importante. Hábitos simples como fazer ele entender determinadas palavras e gestos, manter uma rotina para que o cão saiba exatamente a hora que ele vai se alimentar ou sair para passear e também não deixar que ele comande na hora da saída para a rua acabam fazendo toda a diferença.
Problemas físicos
Existem também alguns casos onde o cão apresenta algum problema de saúde, o que faz que ele urine mais do que o normal. Nestes casos, a avaliação de um veterinário é fundamental para que o problema possa ser resolvido.