Por
publicado em Saúde
Não são apenas os procedimentos médicos dedicados aos humanos que passam por um processo natural de evolução. Os procedimentos dedicados aos animais também ganham novidades praticamente todos os dias. E algumas começam a chegar ao Brasil, como um novo tipo de cirurgia cardíaca dedicada aos animais como cães e gatos.
Quatro casos foram resolvidos recentemente no Brasil com estas novas técnicas, chamadas de cirurgias de valvuloplastia por balão e oclusão de PDA percutânea. O procedimento acabou sendo feito para a correção percutânea de cardiopatias congênitas. O procedimento acaba corrigindo pequenas válvulas de dentro do coração que estavam doentes.
Novos procedimentos
De acordo com as informações que foram divulgadas em relação a estes procedimentos cirúrgicos, aa cirurgia foi feita em dois buldogues ingleses, um husky siberiano e um golden retriever. Todos os cachorros que foram atendidos tinham uma doença chamada estenose pulmonar. Esta é uma das patologias mais comuns em relação ao coração dos nossos amigos cachorros.
Estas novas técnicas utilizadas nas cirurgias do coração destes animais são muito menos evasivas do que as cirurgias convencionais, onde é necessário abrir o peito do animal. Estes procedimentos acabam sendo muito mais doloridos e também levam mais tempo para serem recuperados. A nova técnica também acaba sendo mais rápida do que a tradicional, sendo que a média é de uma economia de 50% do tempo.
Estes procedimentos foram feitos de forma experimental no Brasil, portando eles ainda não estão disponíveis para os pacientes de uma forma geral por aqui. Isso porque os procedimentos ainda esbarram nos custos elevados dos equipamentos que precisam ser utilizados
Mesmo assim, a partir do sucesso destes procedimentos a tendência é de um maior investimento para a disponibilização e o barateamento do procedimento por aqui.