Por
publicado em Saúde
Com as altas temperaturas que estão sendo registradas em praticamente todo o território nacional, com algumas cidades registrando máximas históricas mesmo para um mês de janeiro, muitas pessoas estão recorrendo ao ar-condicionado para conseguir um nível de conforto um pouco maior nos ambientes.
Mas uma dúvida que surge nos donos dos pets é em relação a presença dos animais neste tipo de ambiente refrigerado. Afinal de contas, sabemos que o calor faz tão mal para os animais quanto para os humanos. Os animais sentem o mesmo calor que nós sentimos, mas existem algumas informações desencontradas sobre o assunto.
Afinal de contas, o ar-condicionado faz mal para os animais de estimação?
Refrescando o seu pet
De acordo com os especialistas, de uma forma geral não existe qualquer problema para o cachorro ou paga o gato ficar em uma sala fechada com ar-condicionado. Aliás, nos casos de calor extremo, como está sendo observado no verão de 2014 no Brasil, o aparelho vai proporcionar um conforto maior para os seus pets.
Mas é claro que as mesmas recomendações que podem ser aplicadas aos humanos em relação a utilização do ar-condicionado deve ser também aplicada aos animais.
Antes de mais nada, é importante ficar de olho sempre na temperatura ambiente. O ideal é sempre deixar a temperatura ambiente em 22 graus. É claro que quando está um dia muito quente os 22 graus do aparelho não será, pelo menos no início, a temperatura encontrada dentro do ambiente.
O recomendado é manter na peça onde está instalado o ar-condicionado um termômetro externo, medindo a temperatura ambiente. O nível e conforto é entre 22 e 26 graus, menos do que isso o animal pode começar a sentir frio.
Além disso, é importante também evitar que o animal fique em um local onde o vento gelado que sai do ar-condicionado pegue diretamente. Este vento gelado pode causar um choque térmico no animal e poderá ser a porta de entrada para algumas doenças. Da mesma forma é importante cuidar para que os animais não fiquem saindo o tempo todo de um ambiente gelado para um ambiente mais quente.
E nunca esqueça de manter sempre os filtros limpos para que o ar-condicionado consiga manter as pessoas e os animais protegidos.
Ar-condicionado para casinhas
E por incrível que pareça já existem empresas que fazem um equipamento de ar-condicionado que pode ser instalado nas casinhas dos cães. Trata-se de um equipamento pequeno e portátil que pode ser instalado na parte de fora da casinha e que mantém o ambiente interno da casinha mais fresco para o animal.
Até o momento o produto é vendido nos Estados Unidos, sem previsão de lançamento aqui no Brasil.