Fofuxo.com

Alergia à picada de insetos

Se seu animal está com muita coceira, com lesões de evolução rápida, ela pode ser causada por insetos

Alergia à picada de insetos

A alergia à picada de insetos, também chamada de hipersensibilidade à picada de artrópodes é a alergia mais comum no Brasil em cães e gatos. Na verdade os animais não tem alergia da picada em si, mas da saliva do artrópode.  Essa alergia é mais comum na primavera e verão, quando há maior incidência de insetos.

Sintomas

Os sintomas são variados, dependendo do grau de alergia que o animal tem, mas a evolução das lesões costuma ser bem rápida. Veja Foto 1.

Tudo começa com a urticária, que são vergões vermelhos na pele e coceira intensa. Poderá também ocorrer o angioedema, que é o inchaço das camadas mais profundas da pele (entre a derme e o subcutâneo) com acúmulo de líquidos. Poderá então ter evolução para anafilaxia, que há diminuição da pressão arterial, taquicardia, acompanhada ou não de edema de glote e se não houver interferência médica pode evoluir para choque anafilático e o animal poderá ir a óbito.  

Gatos podem manifestar à alergia com o que chamamos de complexo granuloma eosinofílico, que são um grupo de lesões que afetam a pele e cavidade bucal dos felinos, com prurido (coceira) variável, que podem ser encontrados sobre três formas, a úlcera que é uma erosão rasa na pele, placa que é uma elevação alopécica (sem pêlo), avermelhada, pode estar erosiva ou ulcerada e o granuloma que é uma elevação firme, rosada e escamosa com grau de alopecia variável. Veja Foto 2.

Se as lesões evoluírem pode haver infecção bacteriana secundária.

Artrópodes alados como os pernilongos, costumam fazer mais lesões em cabeça e coça muito. É mais difícil apresentarem alergia a formigas, quando ocorre, aparecem pústulas (espinhas) em abdómen, axilas e virilha e coça muito!  Pulgas e carrapatos causam uma coceira crônica principalmente em região lombar, rabo e região média dorsal. Pode haver coceira no ânus também, pois a pulga transmite um verme que faz coçar essa região. Veja Foto 3.

Animais que se coçam muito podem ter os dentes desgastados por isso e às vezes observamos até pêlos no meio dos dentes. Quando o gato se coça ele se machuca muito, pois as unhas são mais afiadas, devem-se aparar as unhas desses animais nesse caso.  

Ciclo da Pulga

A pulga quando pica um animal, vai sugar o sangue e depositar os ovos na pele. Quando o animal se coça esses ovos caem no ambiente. Vão eclodir as larvas dos ovos, elas se alimentam de ácaros do ambiente e fezes de pulgas adultas. Essas larvas podem virar uma forma de pupa que duram até 2 anos no ambiente que podem eclodir quando tiver novos animais. Uma pulga pode depositar em média 50 ovos por dia, por isso é tão difícil o controle em caso de infestação.

Ciclo Pulga

Tratamento

O tratamento é feito para diminuir os sintomas da alergia, mas principalmente deve-se fazer um controle no ambiente para matar o causador da alergia. Veja Foto 4.

Deve-se tratar também possíveis infecções secundárias e vermifugar o animal em caso de alergia por pulgas.

Para diminuir os sintomas de coceira administramos antialérgicos de potência variável dependendo do caso. No animal e possíveis contactantes usamos adulticidas e larvicidas que servem para matar e repelir o inseto no começo a cada 15 dias e após o controle mensalmente.  No ambiente podemos usar produtos para matar pulgas no filtro do aspirador de pó e aspirar a casa inteira e depois usar esses produtos no ambiente, mas a melhor maneira de acabar com pulgas e carrapatos é a detetização profissional. No caso de pernilongos o uso de inseticidas em tomadas no ambiente que o animal fica e uso de coleiras ou repelentes spot on são indicados.

Caso o animal comece a ficar muito inchado e com dificuldades respiratórias deve-se levá-lo ao pronto atendimento o mais rápido possível.

Patrícia Maíra Paulino M.V. Patrícia Maíra Paulino • CRMV-SP 27889
Médica Veterinária • Pós-Graduada em Dermatologia Veterinária

Atualmente atende exclusivamente Dermatologia de pequenos animais em hospitais e clínicas veterinárias.

Postado em - Atualizado .


Pela Web

Comentários