Por Rodrigo Bueno

publicado em Saúde

O espirro é uma reação natural que acontece com os cães da mesma forma como acontece com os humanos. Mas, quando os dias ficam mais frios no ano, as pessoas tendem a se preocupar um pouco mais quando os seus pets começam a espirrar, especialmente quando eles emendam aquela sequência de espirros.

5 possíveis causas dos espirros em cachorros

É claro que este sempre é um sinal de alerta que deve fazer com que as pessoas fiquem atentas e observem o que está acontecendo Mas, é importante saber que existem diversos motivos que podem levar o cão a espirrar.

Confira 5 possíveis causas de espirros no seu cão:

Ar-condicionado

Sea no inverno, seja no verão, o ar-condicionado pode acabar se tornando um equipamento que vai causar determinada reação dos cães, especialmente espirros. E isso pode acontecer pelos mais variados motivos, desde o fato da mudança de temperatura acontecer de forma brusca, ou seja quando o filtro do ar está muito sujo e o cachorro acaba tendo alergias com a poeira que sai dos dutos.

Produto de limpeza

Outros itens que podem acabar fazendo com que o cachorro tenha alergia são os produtos de limpeza utilizados na casa. Muitos deles contam com odores que podem fazer com que o cachorro tenha algum tipo de irritação. E, muitas vezes, este cheiro nem acaba incomodando os humanos, já que os cachorros possuem olfato muito mais aguçado.

Cigarro

5 possíveis causas dos espirros em cachorros

A fumaça do cigarro também pode acabar irritando não apenas as pessoas, mas também os cachorros que estão por perto. E, durante o inverno, essa fumaça do cigarro tende a ter mais dificuldade de se dissipar, o que pode acabar fazendo com o cão sinta o cheiro com mais intensidade.

Tecidos

Em determinados casos, alguns tipos de tecidos também podem provocar alergia nos cães. Dentre os mais comuns estão pelegos, softs, veludos e lãs. São tecidos que costumam ser utilizados mais frequentemente durante o inverno, por isso o efeito pode acabar sendo sentido nos dias mais frios.

Alimentar

Poucas pessoas sabem, mas até mesmo alguns alimentos podem fazer com que o cachorro comece a espirrar. Neste caso, trata-se de uma reação alérgica, que pode estar acompanhada de outros sintomas, como coceira e diarreia.