As plantas são importantes itens de ornamentação de espaços tanto externos quanto internos. São muitas as pessoas que acabam criando uma verdadeira coleção de plantas diferentes dentro de casa. Mas, para aquelas pessoas que também possuem pets no interior da residência, é importante tomar alguns cuidados.

Muitos tipos de plantas podem se tornar perigosas para os pets, tais como cães e gatos. Estes dois costumam ser muito curiosos em relação a tudo o que está ao seu redor, e uma das primeiras reações deles é acabar mordendo e engolindo plantas. Especialmente os cachorros, que dependem muito da sua boca para entende o mundo ao seu redor.

Para não expor os pets aos riscos desnecessários, confira algumas plantas muito perigosas para a saúde de cães e gatos:

Comigo-ninguém-pode

5 plantas perigosas para cães e gatos

Uma das plantas mais populares nos lares brasileiros, especialmente em virtude de uma série de crenças que dizem que ela traz proteção. Mas também é uma das plantas campeões de intoxicação em animais. Ela conta com oxalato de cálcio, que irritam as mucosas de animais e humanos. Quando ingerida, pode causar intoxicação graves em animais.

Copo-de-Leite

Essa planta também conta basicamente com as mesmas substâncias perigosas que podem ser encontradas na Comigo-ninguém-pode.

Azaleia

Uma planta muito bonita, mas que também pode acabar se tornando muito perigosa. Ela conta com um princípio ativo que é a andromedotixina. Essa substância, quando ingerida, pode causar uma série de distúrbios digestivo e também podem provocar disfunções cardíacas.

Bico-de-papagaio

5 plantas perigosas para cães e gatos

Essa planta também pode se tornar muito perigosa, especialmente por contar com uma seiva leitosa tóxica, chamada látex irritante. Quando essa substância entra em contato com a pele dos animais, pode acabar causando uma série de problemas, incluindo lesões cutâneas e também conjuntivite.

Espada-de-São-Jorge

Outra planta muito utilizada no Brasil, especialmente em virtude de uma crença que faz com que as pessoas que busquem prosperidade invistam nelas. Mas elas contam com substâncias no seu interior muito tóxicas. Quando ingeridas, elas causam dificuldade de movimentação e de respiração.