Por Rodrigo Bueno

publicado em Saúde

Uma das grandes dificuldades que os donos de gatos podem ter nos cuidados com estes felinos é o momento de dar os remédios. Muitos cães também acabam apresentando algum tipo de resistência para consumir medicamentos, mas quando isso acontece com os felinos pode ser mais complicado, já que eles podem se tornar agressivos ou simplesmente se recusar a chegar perto dos seus donos.

5 passos para dar remédio para o seu gato

No caso dos cães, uma estratégia que costuma dar certo é oferecimento do medicamento disfarçado em algum tipo de alimento, especialmente aqueles que eles gostam mais. Mas os gatos costumam ser muito mais seletivo quando o assunto é comida. Mesmo aqueles itens mais apreciados costumam ser inspecionados pelos felinos, que geralmente descobrem os medicamentos.

Para facilitar o oferecimento de medicamentos, é importante tomar algumas providencias. Antes de mais nada, é muito importante manter sempre as unhas dos gatos aparadas. Dessa forma, as pessoas terão um risco menor de acabar sendo arranhada durante as tentativas. Além disso, é importante escolher um momento adequado para dar o remédio, que geralmente é quando o felino está um pouco mais sonolento e tranquilo.

5 passos para dar remédio para o seu gato

Método para dar remédio para gatos

  1. Sente e segure o gato de barriga para cima, segurando o felino pelas pernas;
  2. Segura os cantos da boca do gato com uma das mãos. Tente inclinar a cabeça do felino um pouco para trás nesta hora;
  3. Quando a cabeça do gato for inclinada em cerca de 45º, naturalmente ele vai acabar abrindo a boca;
  4. Utilizando os dedos ou um aplicador de remédios, coloque o comprimido ou o líquido na boca do gato. É fundamental que a pessoa consiga colocar o remédio o mais perto da goela possível. Para que ele engula o medicamento, assopre o rosto dele.
  5. Quando o gato lamber o focinho, é final de que ele engoliu o medicamento.