O verão, com suas altas temperatura no Brasil, podem trazer alguns problemas para a saúde dos animais de estimação. Por mais que os humanos pensem que os animais conseguem se adaptar facilmente as mais variadas situações externas, algumas mudanças nos padrões de comportamento e de cuidados acabam alterando, para sempre, a forma como aquele animal lida com diferentes situações.

[image

Cachorros, por exemplo, nunca foram animais que se deram bem no verão, já que seus antepassados costumavam se dar muito melhor em ambientes frios. E a situação somente piorou com o contato destes animais com os humanos, que acabam protegendo-os do calor extremo. Com isso, os acabaram perdendo um pouco da sua resistência natural as temperaturas mais elevadas.

Dependendo da raça, alguns cães costumam realmente passar muito mal nos dias mais quentes do ano. Portanto, confira algumas dicas que podem ajudar a tornar o dia mais refrescante para o seu animal de estimação:

Refresque a sua caminha

Procure camas feitas de material mais fresco, sem panos, e que possam ser lavados com frequência. Algumas inclusive são impermeáveis e podem ser molhadas, o que pode ser interessante para deixar o ambiente mais fresco. Também é possível colocar uma luva com água congelada um pouco por cima da cama para que ela fique mais fresquinha no momento em que o pet for dormir.

Troque sempre a água

Não espere o cachorro terminar a água para repor quando os dias estão muito quentes. Muitas vezes o cão simplesmente não bebe a água por estar com uma temperatura muito acima do que ele está acostumado. Por isso, a dica é sempre trocar a água do seu cachorrinho, deixando ela o mais fresca possível.

Tose os cães mais peludos

Os cães que possuem mais pelos geralmente são os que mais sofrem no inverno. Por isso, é fundamental que a tosa seja mais frequente nos dias mais quentes do não, para que o pet não passe muito calor com a quantidade excessiva de pelos. Além disso, nestas semanas a tosa pode ser maior na região da barriga, que ajuda para que o pet se refresque.

Aumente a quantidade de banhos

5 dicas para refrescar seu cachorro em dias quentes

No verão, a maioria dos cães pode ter a quantidade de banhos aumentada. Eles podem tranquilamente tomar um banho por semana. Mas lembre-se de cuidar na hora de secar, especialmente os mais peludos ou os que apresentam mais dobrinhas pelo corpo.

Refresque o ambiente

Caso o cachorro fique sozinho durante muito tempo dentro de um ambiente fechado, é fundamental que as pessoas encontrem uma forma de refrescar o ambiente. Deixe um pouco uma ou duas janelas abertas para uma circulação de ar, ou então deixe um ventilador ligado no mínimo.