Por
publicado em Saúde
Os gatinhos domésticos também podem sofrer nos dias mais frios do ano. Mesmo que eles pareçam estar sempre quentinhos e mantenham aquele comportamento mais independente do que os cachorros, é fundamental ficar atento aos sinais de que ele está sentindo frio, já que os gatos domésticos acabam sendo mais suscetíveis e essas mudanças.
Os felinos sofrem com algumas doenças que tendem a aparecer com mais frequência no inverno, como bronquite, ou asma. Além disso, eles também podem sofrer com episódios de hipotermia, que acontece quando o gato sofre com baixas nas extremidades mais frias e quando existe uma menor circulação de sangue.
Confira algumas dicas para manter o seu gatinho protegido nos dias mais frios do ano:
Mantenha as patinhas aquecidas
É importante que os felinos mantenham as almofadinhas das patinhas sempre aquecidas. Durante o inverno elas podem ficar úmidas e sofrer com rachaduras, o que causa dor e desconforto. Caso isso aconteça, a dica é utilizar hidratantes que sejam específicos para estes pets.
Separe um local quentinho
Os felinos devem ter um canto da casa que seja só para eles, mesmo que eles gostem de andar por todos os lugares. No inverno, é importante que eles tenham uma caminha com cobertas ou paninhos para que ele consiga criar um ambiente mais quentinho para dormir.
Evite os banhos
No inverno, é importante que as pessoas evitem dar banho nos gatos. A dica é reduzir a frequência e fazer a manutenção da limpeza com outros tipos de materiais, como os lencinhos umedecidos ou então com sprays secos de banho.
Cuidado com os idosos
Os gatinhos que já possuem mais anos de vida podem acabar ficando mais expostos a estas mudanças de temperatura. A dica é ficar de olho neles e nunca deixar que eles fiquem sozinhos por muito tempo.
Aqueça o seu gatinho e vice-versa
Aproveite o frio do inverno para ficar com o felino no colo. Ele vai adorar o calo do seu corpo, e o humano também acaba aproveitando um pouco desse calor também.