Os gatos podem ficar idosos mais rápidos do que algumas raças de cachorro. Pesquisadores afirmam que grande parte dos felinos podem ser considerados como da terceira idade a partir dos seus 7 anos. Por conta disso, os gatos podem apresentar mudanças de comportamento que estão relacionadas a idade mais cedo do que os cães, por exemplo.

5 dicas para cuidar do seu gato idoso

Confira alguns cuidados que as pessoas precisam ter com seus felinos idosos:

Mantenha aquecido

Uma das principais características dos felinos idosos, pelo menos na maioria dos casos, é o fato deles ficarem com mais frio do que é considerado normal. Por isso, quanto mais velhos, mais eles tendem a procurar aqueles cantinhos mais aquecidos e escuros da casa. Recomenda-se que as pessoas deixem pela casa uma caminha e cobertores que ajudem ele a se aquecer.

Facilite o acesso

Os felinos idosos podem acabar apresentando uma maior dificuldade para conseguir chegar em determinados locais, especialmente aqueles mais altos. Portanto, o que pode ser interessante é começar a facilitar o acesso do gato aos objetos mais importantes, como seus pratos de comida e água e também os seus brinquedos.

Estimule e beber água

5 dicas para cuidar do seu gato idoso

A água é fundamental na vida de qualquer felino, especialmente quando eles estão na sua fase mais adulta. Uma das doenças mais comuns entre os felinos idosos está relacionada a falta de água. Por isso, é fundamental que o gato seja estimulado para beber mais água. É importante espalhar potinhos de água pela casa. Caso ele prefira, é recomendado comprar objetos que fazem com que a água fique circulando.

Melhor a qualidade de ração

Para que os felinos idosos tenham uma melhor qualidade de vida, é recomendado que os donos invistam em rações que tenham uma qualidade melhor, especialmente em relação aos nutrientes e as vitaminas que podem ser encontradas na comida. Existem diversas rações que são feitas para os gatos idosos. Caso o dono tenha alguma dúvida, os donos podem pedir sugestões para os veterinários.