Por
publicado em Saúde
Os gatos podem ficar idosos mais rápidos do que algumas raças de cachorro. Pesquisadores afirmam que grande parte dos felinos podem ser considerados como da terceira idade a partir dos seus 7 anos. Por conta disso, os gatos podem apresentar mudanças de comportamento que estão relacionadas a idade mais cedo do que os cães, por exemplo.
Confira alguns cuidados que as pessoas precisam ter com seus felinos idosos:
Mantenha aquecido
Uma das principais características dos felinos idosos, pelo menos na maioria dos casos, é o fato deles ficarem com mais frio do que é considerado normal. Por isso, quanto mais velhos, mais eles tendem a procurar aqueles cantinhos mais aquecidos e escuros da casa. Recomenda-se que as pessoas deixem pela casa uma caminha e cobertores que ajudem ele a se aquecer.
Facilite o acesso
Os felinos idosos podem acabar apresentando uma maior dificuldade para conseguir chegar em determinados locais, especialmente aqueles mais altos. Portanto, o que pode ser interessante é começar a facilitar o acesso do gato aos objetos mais importantes, como seus pratos de comida e água e também os seus brinquedos.
Estimule e beber água
A água é fundamental na vida de qualquer felino, especialmente quando eles estão na sua fase mais adulta. Uma das doenças mais comuns entre os felinos idosos está relacionada a falta de água. Por isso, é fundamental que o gato seja estimulado para beber mais água. É importante espalhar potinhos de água pela casa. Caso ele prefira, é recomendado comprar objetos que fazem com que a água fique circulando.
Melhor a qualidade de ração
Para que os felinos idosos tenham uma melhor qualidade de vida, é recomendado que os donos invistam em rações que tenham uma qualidade melhor, especialmente em relação aos nutrientes e as vitaminas que podem ser encontradas na comida. Existem diversas rações que são feitas para os gatos idosos. Caso o dono tenha alguma dúvida, os donos podem pedir sugestões para os veterinários.