Por Rodrigo Bueno

publicado em Saúde

Mesmo que a praia não seja o ambiente mais recomendado para os cachorros que não estão acostumados com as características dessas regiões, em determinados casos pode realmente se tornar difícil não levar o cão para que ele passe alguns dias no litoral junto com a sua família. E, com isso, os passeios na beira da praia também acabam se tornando normais.

5 dicas para cuidar bem do cão na praia

Confira algumas dicas para cuidar bem do seu cachorro na praia:

Confira as regras da cidade

Antes de mais nada, é importante ficar atento as regras impostas pela cidade em relação a circulação dos animais nas faixas de areia da praia. Muitos municípios proíbem este tipo de atividade. Alguns aceitam a presença dos pets, mas mediante algumas condições, como apresentação da carteirinha de vacinação, ou a presença constante do tutor.

Socialize o pet com antecedência

Algo que normalmente acontece neste tipo de ambiente é uma socialização maior do cachorro com outros pets que estão por perto. Diante disso, é importante que os animais estejam acostumados com este tipo de socialização. Cachorros que sejam muito reativos podem acabar arranjando problemas com outros cães.

Mantenha sempre o cachorro na guia

5 dicas para cuidar bem do cão na praia

Mesmo que seja um cachorro acostumado com a convivência com outros pets e que realmente não tenha um comportamento agressivo, é muito importante que as pessoas mantenham sempre ele na guia. Além da possível presença de animais agressivos, as pessoas podem não saber ao certo como o trânsito funciona no local, por exemplo.

Caminhe sempre em horários de som menos intenso

O litoral costuma ter uma incidência maior de sol. E os cachorros, mesmo que tenham uma resistência maior na sua pele, podem acabar tendo queimaduras do sol. Por isso, é importante caminhar apenas nos horários de sol menos intenso, isso é, antes das 10h da manhã e depois das 16h da tarde.

Utilize protetor solar no cão

Pode ser interessante avaliar, junto a um médico veterinário, a possibilidade de utilizar protetor solar diretamente no cachorro. Este tipo de produto deve ser especialmente aplicado em locais como ao redor dos olhos, no focinho e no abdômen. Mas é importante fazer um teste antes com o produto ou com a marca escolhida para saber se o cão não terá qualquer tipo de reação alérgica.