Por Rodrigo Bueno

publicado em Saúde

O ato de comer fezes é um comportamento relativamente comum entre diversos animais, incluindo os cães. Mas não significa que este possa ser considerado como um hábito saudável, ainda mais nos cães domésticos, que não possuem boa parte das resistências que os seus antepassados selvagens tinham.

5 dicas para corrigir cão que come fezes

Dentre os principais motivos que fazem com que o cão come as suas fezes ou as outros animais estão problemas na alimentação, com a deficiência de alguma coisa importante para o organismo, ou questões comportamentais. Em qualquer caso, existem alguns passos importantes que devem ser seguidos para que o pet pare com essa mania:

Leve o pet ao veterinário

Esta é a primeira medida recomendada para o pet que está apresentando qualquer tipo de comportamento que possa ser considerado como inadequado, incluindo o de comer fezes. O profissional poderá fazer exames para saber se o cão está com alguma deficiência mais grave em relação a sua alimentação, por exemplo.

Nunca deixe cocô por perto

É importante tentar evitar que ele tenha essa tentação, por isso é fundamental que as pessoas limpem as fezes logo depois que o pet as expelir. Isso vale especialmente para os cães que costumam ficar em pátios abertos e que geralmente se sentem mais livres para fazer este tipo de coisa.

Ofereça uma alimentação adequada

5 dicas para corrigir cão que come fezes

Siga a orientação do veterinário e ofereça uma alimentação equilibrada para o seu pet, que contenha todos os nutrientes e todas as vitaminas que eles precisam. Em alguns casos, os cães podem ter que seguir uma dieta mais específica, e os veterinários são fundamentais para que isso seja feito da maneira correta.

Coloque limites nos seus pets

Ensine o seu cachorro a fazer as necessidades sempre em um mesmo local, o que facilita muito o processo de remoção mais rápido. É importante também que este lugar fique longe do local onde o cão se alimenta.

Utilize determinados produtos

Hoje em dia existem muitos produtos que podem ajudar a corrigir este tipo de comportamento. Peça indicações ao seu veterinário.