O mau hálito é um problema bastante comum entre os animais, de diferentes tipos de espécies. Cachorros e gatos acabam sendo aqueles mais próximos dos humanos, por isso costuma também ser aqueles cheiros que acabam incomodando mais as pessoas de uma forma geral.

5 coisas que causam mau hálito nos gatos

Quando estamos falando dos gatos, existem diferentes causas do mau hálito. Eles podem ter uma origem apenas relacionada a falta de higiene bucal, mas também podem indicar problemas mais graves que podem acabar acontecendo na própria boca do animal ou então internamente, em órgãos como estomago ou fígado.

Confira 5 coisas que causam mau hálito nos felinos

Problemas nos dentes

Assim como os cachorros, os gatos também podem acabar desenvolvendo problemas dentários. Os motivos costumam ser os mais variados. Geralmente os dentes dos animais possuem uma boa camada de proteção, mas quando estamos falando dos felinos domésticos, a arcada dentária pode acabar ficando um tanto fragilidade em função dos alimentos mai pastosos que costumam ser oferecidos.

Infecções na boca

Quando o cheiro está muito forte, pode indicar que tenha começado um processo de infecção que pode estar localizado na boca dos gatos. Neste caso, os felinos também podem começar a sentir dores no local.

Doenças gastrointestinais

5 coisas que causam mau hálito nos gatos

Determinadas doenças internas também acabam se refletindo no hálito dos felinos. Algumas, inclusive, são bastante graves, como é o caso de canceres que atacam o estomago ou o intestino.

Diabetes

Gatos também podem acabar se tornando animais diabéticos, com sintomas e consequências muito parecidas com as que são encontradas nos pacientes humanos. Um forte indicio de que isso realmente possa estar acontecendo é quando o fato está muito acima do peso.

Problemas respiratórios

Quando os gatos estão enfrentando algum tipo de doença ou de reação alérgica que pode se refletir em dificuldades respiratórias, eles também podem acabar indicando isso através de um mau hálito.