Saber quando um felino não está em suas condições ideais de saúde pode não ser uma tarefa tão simples assim. Diferentemente dos cachorros, os gatos costumam ter um comportamento mais independente e isolado, o que torna a percepção de qualquer mudança na rotina mais difícil para os humanos.

4 sinais de que seu gato não está bem de saúde

Por isso, é sempre importante tentar prestar atenção no comportamento dos felinos e no seu aspecto. Justamente por essas características, algumas doenças de gatos acabam sendo diagnosticadas tardes demais, o que dificulta o tratamento.

Confira alguns sinais de que o seu gato pode estar com algum problema de saúde:

Mudanças físicas

Muitas doenças que acabam dando nos gatos possuem efeito direto no seu aspecto de uma forma geral. Quando eles estão doentes, geralmente começam a perder peso de uma forma muito mais rápida que os cachorros, por exemplo. Além disso, a perda de pelos em excesso, sem a devida reposição, também pode indicar algumas doenças comuns nestes animais.

Febre

4 sinais de que seu gato não está bem de saúde

A febre nos felinos pode ser mais difícil de ser confirmada, mas existem alguns indícios. O nariz acaba sendo o mais simples. Quando ele fica muito seco e quente, é sinal de que alguma coisa está errada. O gato com febre também costuma beber mais água do que o normal.

Problemas na bexiga

Os gatos geralmente possuem hábitos bastante rígidos quando o assunto é suas necessidades de fezes e urina. Eles geralmente fazem isso apenas na sua caixa de areia. Mas, quando eles ficam doentes, muitos perdem este controle e acabam fazendo isso em outros locais da casa. Este pode ser um indício de que alguma coisa está errada.

Ronronar mais forte

O ronronar do felino também pode ser um indício de que o gato está com algum problema de saúde. Quando o barulho fica mais alto do que o comum ou irregular, pode ser um importante sinal de problemas respiratórios.