Por
publicado em Saúde
Muitos cães acabam tendo problemas em relação ao odor do seu hálito. Para alguns humanos, especialmente aqueles que vivem mais perto dos seus fofuxos, este cheiro pode se tornar bem incômodo. Algumas raças acabam apresentando uma tendência maior para o mau hálito, mas ele também pode indicar algum problema maios grave em relação a saúde bucal do cachorro.
De uma forma geral, é fundamental que os donos de cães passem a incorporar a limpeza da boca do seu pet no dia a dia. Eles precisam ter seus dentes escovados, pelo menos duas vezes por semana. E este é um hábito ao qual ele deve ser acostumado quando ainda é um filhote, para que não exista maiores dificuldades de se fazer isso quando ele for um adulto.
Mas, se mesmo assim o cachorro ainda seguir com mau hálito, existem alguns itens naturais que podem ajudar:
Capim santo
Ele também pode ser chamado, em determinadas regiões como grama de trigo. Uma das suas principais características é o fato de contar com uma grande quantidade de clorofila na sua composição e é um excelente remédio para o mau hálito dos fofuxos. Ele pode inclusive ser misturado na ração do cachorro sem qualquer problema.
Água turbinada
Existem alguns produtos no mercado que contam com substâncias naturais, como enzimas e clorofilas, que são feitos justamente para que se possam ser misturados na água e ajudam a controlar o mau cheiro da boca dos animais.
Óleo de coco
Outro item natural que também pode ser encontrado com uma certa facilidade na casa das pessoas é óleo de coco. A recomendação é utilizar cerca de uma colher e meia de chá sobre a comida todos os dias. Além disso, os cães costumam gostar do seu sabor, o que pode ajudar aqueles que não costumam comer a ração.
Nim
Este é um fitoterápico que geralmente pode ser encontrado nas casas especializadas e que acabam tendo diversos efeitos positivos, tanto para as pessoas quanto para os cães. Ele ajuda a combater o mau hálito e também traz benefícios para a pelagem.