Cães e gatos podem sofrer dos mais variados males que também atingem os humanos. Dentre eles, as doenças mentais acabam sendo uma das menos conhecidas, algo que também acontece entre as pessoas. Muitos dos transtornos conhecidos entre nós, como depressão, podem atingir aos nossos animais de estimação, e podem acabar tendo consequências graves caso não seja monitorado.

4 doenças mentais que também afetam os pets

Confira 4 doenças mentais que podem afetar também seus cães e gatos.

Compulsão alimentar

Muitos donos de pets acabam não fazendo essa conexão, mas quando os animais comem demais eles apresentam um problema de desordem mental. Isso pode acontecer pelos mais variados motivos, mas um dos mais comuns são traumas pelos quais os animais passam, quando ficam muito tempo sem comer, por exemplo. A compulsão alimentar pode levar a obesidade e a uma série de outros problemas.

Depressão

Este é um transtorno muito comum entre pets de diferentes tipos. Mesmo sendo mais comuns em animais que ficam presos em locais como zoológicos, os pets também podem desenvolver o problema. A depressão tem mais chance de surgir em cães, especialmente aqueles que ficam muito tempo presos em locais pequenos e sem contato direto com outras pessoas ou animais.

Ansiedade

4 doenças mentais que também afetam os pets

Ansiedade e depressão andam de mãos dadas, tanto para humanos quanto também para os animais de estimação. Gatos, por exemplo, estão mais sujeitos a ansiedade, especialmente quando não conseguem explorar o ambiente ao redor, algo que é considerado muito importante para os felinos. A ansiedade pode acabar se refletindo em comportamentos destrutivos, por exemplo.

Alzheimer

Uma das doenças mais temidas entre os humanos também pode acabar se tornando um problema para os animais de estimação. O distúrbio é na verdade uma síndrome de disfunção cognitiva. Mas sua forma de se manifestar se assemelha ao que conhecemos por Alzheimer. Eles esquecem rotinas estabelecidas, vagam sem rumo e podem tornar-se agressivos.