Ninguém gosta quando algum problema de saúde atinge nossos cachorros de estimação. Ter que levar eles ao veterinário pode ser uma experiencia traumatizante para muitas pessoas. Mas, em algum momento, isso invariavelmente acontece.

4 dicas para manter a saúde do cachorro em dia

Para que os cães tenham uma vida mais saudável, as pessoas precisam tomar alguns cuidados. De uma forma geral, as pessoas sabem disso, mas acaba sendo muito fácil se perder de determinados comportamentos e rotinas. Uma vida saudável acaba sendo construída com hábitos saudáveis, que devem ser incorporados na rotina dos animais de estimação.

Confira 4 dicas importantes para manter a saúde dos cachorros no dia a dia:

Vacine o seu cachorro

O primeiro e mais importante passo para oferecer uma vida saudável para o seu animal de estimação é vacinar ele corretamente. Nesta etapa, especialmente se a pessoa for um tutor de primeira viagem, a dica é fazer uma consulta prévia com o veterinário nos primeiros dias de vida do pet, e seguir o calendário de vacinação que será criado pelo médico.

Mantenha em dia os remédios para vermes

4 dicas para manter a saúde do cachorro em dia

De uma forma geral, os cachorros não precisam tomar medicamentos no seu dia a dia. Mas os remédios para vermes são fundamentais e devem ser oferecidos sempre, antes mesmo que o cachorro tenha algum problema de saúde relacionado. A periodicidade da aplicação dos vermífugos também devem ser indicadas pelos veterinários.

Mantenha a higiene bucal do cachorro em dia

Este é um hábito que ainda é adotado por poucos donos de cachorros, mas é de fundamental importância. Para facilitar o trabalho, a dica é acostumar o cachorro com os procedimentos desde filhote. A boca acaba sendo a porta de entrada para uma série de doenças, por isso é importante ficar sempre de olho.

Faça com que ele pratique atividades físicas

O sedentarismo nos cães, assim como nos humanos, é uma das principais causas dos mais variados problemas de saúde. Por isso, é importante colocar o cachorro para se movimentar com passeios diários. A frequência e o tempo vai variar de acordo com a raça e o tamanho do animal.