Por Rodrigo Bueno

publicado em Saúde

Escolher um cachorro para ser o fofuxo da família deve ser uma tarefa feita com um certo cuidado. Afinal de contas, os cachorros possuam diferenças e características diversas que mudam de acordo com sua raça. Por exemplo, cães de grande porte não são recomendados para as pessoas que não possuem espaço suficiente.

4 dicas para escolher o cachorro certo para a sua família

Mas também existem alguns outros elementos que também precisam ser levados em consideração. Confira algumas dicas e elementos que devem ser levados em consideração:

Comprar ou adotar?

A adoção sempre é a atitude mais recomendada, já que ajuda a controlar a quantidade de cães de rua, além de ser muito mais barato. Mas a compra também pode ser avaliada em determinada situações, como quando as pessoas encontram dificuldades de achar um cachorro pequeno para adoção.

Entenda as diferenças entre as raças

4 dicas para escolher o cachorro certo para a sua família

Existem raças de cães que vão ser mais animadas por natureza e podem acabar se tonando um problema caso não recebam a devida atenção. Por outro lado, existem aqueles pets que podem acabar tendo um comportamento muito mais calmo e tranquilo e que pode não se dar bem caso a família tenha crianças que querem sempre brincar.

Cheque possíveis problemas de saúde

Pesquise sobre os possíveis problemas de saúde que podem se tornar comuns na raça escolhida. Pode ser interessante também, caso o fofuxo seja fruto de uma compra, que as pessoas pesquisem e tenham acesso aos pais do filhote, já que eles podem acabar oferecendo informações importantes sobre como os pequenos vão ser depois de alguns anos.

Avalie os custos e as responsabilidades

Ter informações sobre a quantidade de dinheiro que a família pretende gastar com o pet é muito importante. Cães de grande porte costumam gerar mais custos de alimentação e transporte, por exemplo. Além disso, é importante também que a família tenha muito claro de quem vai ser a responsabilidade de cuidar do cão.