Passear com o gato na coleira ainda é uma cena bem incomum quando comparado com a quantidade de cachorros que andam com o acessório. Ainda existe uma ideia de que os gatos não precisam caminhar na rua com seus donos, o que nem sempre é verdade. Os felinos precisam de exercício físico tanto quando os cães, especialmente aqueles que ficam confinados em um mesmo espaço.

4 dicas para ensinar o gato a andar na coleira

É claro que treinar os felinos para que ele possa caminhar com coleira pode não ser tão simples. Mas com um pouco de paciência é possível andar com o seu felino de uma forma bastante tranquila.

Confira 4 dicas para ensinar o gato a andar na coleira:

Consulte um veterinário

Essa é a 1ª coisa que deve ser feita antes de começar a passear com os gatos, especialmente se ele for de uma idade avançada. É fundamental que os felinos estejam com todas as suas vacinas em dia. Um check-up mais completo também pode ser interessante para saber se o gato realmente está com sua saúde em dia.

Compre uma coleira específica para gatos

Existem acessórios que são feitos exclusivamente para os felinos, sendo que a estes devem ser dados a preferência. As coleiras feitas para gatos ficam divididas entre os ombros, o peito e a barriga, oferecendo uma fixação muito mais eficiente para os gatos.

Comece acostumando os gatos aos poucos

4 dicas para ensinar o gato a andar na coleira

Para acostumar o felino ao uso de coleira, antes de mais nada ele vai precisar se sentir confortável utilizando aquele adereço. Sendo assim, é importante que ele vá utilizando a coleira dentro de casa antes de sair para a rua, pelo menos alguns minutos por dia. Assim, ele não vai se sentir completamente estranho ao sair de casa como se estivesse se sentindo preso.

Caminhadas curtas devem ser priorizadas

Neste primeiro momento, é fundamental que as pequenas caminhadas sejam priorizadas. Os felinos precisam se sentir seguros, e para isso é importante que as caminhadas comecem aos poucos. Mesmo próximo de casa ele vai conseguir identificar alguns elementos familiares, utilizando o seu olfato, por isso as primeiras saídas devem ser nas proximidades.