Por
- Atualizado
publicado em Saúde
A castração de animais domésticos é extremamente recomendada pelos profissionais que cuidam da saúde dos nossos pets. Afinal de contas, por mais que eles estejam cercados de cuidados dos humanos, cães e gatos costumam ter filhotes em grande quantidade, o que acaba aumentando as chances de que boa parte destes animais acabem indo parar nas ruas.
No caso dos gatos, este é um problema ainda mais grave, já que muitos felinos acabam circulando livremente pelas ruas, mesmo aqueles que possuem um local para morar. Mas além de controlar a taxa de nascimento de novos gatos, a castração ainda oferece uma série de outros benefícios. Confira alguns deles:
Prevenção de algumas doenças
A castração das gatas antes do seu primeiro ciclo estreal (quando ela entra no cio ou esta pronta para procriar) acaba diminuindo consideravelmente o risco de câncer cervical, o que vai acabar eliminando o risco de câncer de hormônios que estimulam o crescimento de tumores cancerígenos. Além disso, a castração ainda reduz o risco de câncer de mama.
Reduz a agressividade
O procedimento também pode ser muito interessante para as pessoas que possuem gatos machos que são mais agressivos, seja com outros gatos e até mesmo com outros animais. Muito deste comportamento está diretamente associado a impulsos causados pelos hormônios, o que não acontece com os animais adotados.
Eles ficam mais tempo dentro de casa
Para os felinos que possuem o hábito de circular pelas ruas, a castração ajuda a reduzir este impulso, já que na maioria dos casos eles fazem isso justamente para procurar outros parceiros. E, com os gatos ficando mais tempo dentro de casa, a tendência é de que eles corram menos riscos.
Deixam a casa mais limpa
Os gatos machos costumam borrifar urina em superfícies verticais para que aconteça uma marcação do território. E isso pode acontecer mesmo dentro de casa, quando o gato não possui companheiros por perto. No momento que eles passam pela castração, acabam interrompendo este tipo de comportamento.